Grupo ClimaTempo e StormGeo se unem para fortalecer “Inteligência climática”

Empresa norueguesa passa a ter 51% do capital da Climatempo; Carlos Magno, fundador e presidente do Grupo, segue à frente do negócio como CEO.

O Grupo Climatempo, líder em serviços de meteorologia no Brasil, e a StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, assinaram hoje uma parceria estratégica na qual a empresa norueguesa adquire 51% da Climatempo. Carlos Magno do Nascimento, fundador e presidente do Grupo Climatempo, permanece no comando da empresa como CEO.

A transação completa a transformação da Climatempo que, nos últimos anos, expandiu seu foco para o consumidor final em vários segmentos, apostando na inovação e em tecnologia. Unindo-se à StormGeo, a Climatempo ganha acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo serviços e soluções focados nos setores de energia e energia renovável.

A presença global da StormGeo possibilita a expansão do network da Climatempo e permite que a empresa atenda ainda melhor seus clientes nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, a aliança faz com que a StormGeo amplie seu alcance na região. Combinando forças, as duas companhias estarão posicionadas de forma única para fornecer inteligência meteorológica inovadora não apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina.

“A parceria com a Climatempo nos permite ampliar substancialmente nossa posição competitiva no Brasil e na América Latina. Como 8ª maior economia do mundo, o país oferece excelentes oportunidades de crescimento em uma variedade de setores industriais, em particular na agricultura e na energia. Estamos particularmente entusiasmados com o Agroclima PRO da Climatempo, que oferece apoio personalizado à decisão dos agricultores – um serviço pioneiro no mercado brasileiro”, afirma Per-Olof Schroeder, CEO da StormGeo.

Para Carlos Magno, a parceria posiciona a Climatempo como forte competidora global em meteorologia. “Esse acordo representa um imenso ganho de tecnologia. Soluções em inteligência artificial são cada vez mais fundamentais em qualquer setor e na meteorologia não é diferente. Cada vez mais nosso segmento exige altos investimentos em inovações tecnológicas para melhorar a competitividade. Agora, ao lado da StormGeo, estamos prontos para dar um salto ainda maior”, afirma.

Com essa parceria, a StormGeo também adquire 30% da TV Climatempo, o que atende ao limite constitucional de investimento estrangeiro em grupos de comunicação. A TV Climatempo é o único canal brasileiro de meteorologia em rede nacional, com programação voltada para previsões climáticas e conteúdo socioeducativo na área de meio ambiente, turismo, agricultura e lazer.

A BRG Capital atuou como consultora financeira da Climatempo na transação.

Por: DINO

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

6 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

6 dias ago