Governo SUSPENDE CRÉDITOS DO PLANO SAFRA, atualizado

O Governo Federal anunciou a suspensão temporária do Plano Safra 2024/2025, para as novas contratações de financiamentos rurais com taxas de juros subsidiadas. A decisão, que começou a valer a partir desta sexta-feira, 21 de fevereiro, foi comunicada às instituições financeiras por meio da Circular SEI 282/2025/MF, assinado pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira. A medida não afeta as linhas de crédito do Pronaf Custeio, que continuam disponíveis conforme regras anteriores.

Secretário Do Tesouro Nacional Plano Safra (1)Secretário Do Tesouro Nacional Plano Safra (1)

Por que a suspensão aconteceu?

Segundo justufucativas apresentadas, a principal razão para a suspensão é a falta de recursos, causada pela demora na aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, que ainda está em análise no Congresso Nacional. Além disso, o governo identificou um aumento significativo nos custos relacionados à equalização das taxas de juros, que são subsídios oferecidos para reduzir os encargos financeiros dos produtores rurais. Segundo o Ministério da Fazenda, a alta de indicadores econômicos, como taxas de juros e inflação, elevou os gastos previstos para 2025, pressionando o orçamento e levando à necessidade de revisão dos valores.

Sem Plano Safra, quais os impactos para os produtores rurais?

A suspensão das linhas de crédito preocupa o setor agrícola, que depende desses recursos para financiar operações, investir em tecnologia e expandir a produção. O Plano Safra 2024/2025 havia sido lançado com a promessa de oferecer crédito acessível aos produtores, mas a medida atual cria incertezas sobre a disponibilidade de recursos nos próximos meses. Para muitos agricultores, especialmente os de menor porte, o crédito subsidiado é essencial para cobrir custos como sementes, fertilizantes e maquinários.

Entidades representativa do agro se posicionaram alertando a população para os prejuizos dessa decisão. Veja baixo alguns trechos publicados:

Frente Parlamentar da Agropecuária

A FPA esclarece que: “O plano atual foi aprovado no orçamento de 2023 e anunciado como ‘o maior Plano Safra da história’. Mas, no momento em que os produtores ainda colhem a primeira safra e iniciam o plantio da próxima, os recursos já se esgotaram. No mesmo dia em que o crédito rural é suspenso, a Presidência da República afirma não haver necessidade de cortar gastos. Culpar o Congresso Nacional pela própria incapacidade de gestão dos gastos públicos não resolverá o problema… A má gestão impacta no aumento dos juros e impede a implementação total dos recursos necessários. Itens da cesta básica, como proteínas e ovos, têm seus custos de produção diretamente afetados, já que as rações utilizadas são produzidas a partir de grãos, culturas impactadas pela falta de recurso.“, esclarece a Frente Parlamentar da Agropecuária.

Aprosoja

O impacto não se limita apenas ao campo. A falta de crédito pode refletir diretamente no abastecimento interno, influenciando o preço dos alimentos e pressionando a inflação. Soja e milho são insumos essenciais para a cadeia produtiva de proteínas, e qualquer dificuldade na produção desses grãos afeta diretamente o preço da carne, do leite e dos ovos, prejudicando toda a população, especialmente as famílias de menor renda. Além disso, a medida coloca em risco a posição do Brasil no mercado internacional.

O agronegócio brasileiro é um dos principais responsáveis pelo superávit comercial do país, e a insegurança gerada pela falta de previsibilidade nos financiamentos pode afastar investidores, reduzir a competitividade dos produtores e abrir espaço para concorrentes em mercados estratégicos.“, informa a Associação dos produtores de Soja de Mato Grosso – Aprosoja-MT.

Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso

A agricultura e a pecuária são atividades que demandam previsibilidade e planejamento. A suspensão do crédito rural gera insegurança para os produtores, especialmente no momento em que muitos ainda colhem a safra atual e iniciam o plantio da próxima. O setor produtivo já enfrenta desafios como oscilação cambial, aumento nos custos de produção e uma taxa de juros elevada. A retirada do suporte governamental agrava ainda mais esse cenário.“, enfatiza Vilmondes Tomain, Presidente da Famato.

Federação da Agricultura do Estado do Paraná

A suspenção de novos financiamentos penaliza os agricultores e pecuaristas. É uma decisão que coloca em risco a segurança alimentar e também a economia do país. Afinal, o setor agropecuário é um dos principais pilares econômicos do Brasil e merece respaldo para continuar com seu desempenho exemplar.”, afirma o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Plano Safra Suspenso, e agora?

Enquanto o governo revisa os custos e aguarda a aprovação do orçamento para 2025, o setor agropecuário fica em uma situação de expectativa e apreensão. A suspensão temporária do Plano Safra pegou todos de surpresa e isso pode impactar o planejamento das safras e a capacidade de investimento dos produtores, especialmente em um momento em que o agronegócio brasileiro busca consolidar sua posição no mercado internacional. A esperança é que, após a definição do orçamento, as linhas de crédito sejam retomadas, garantindo o apoio necessário para a continuidade das atividades rurais.

Enquanto isso, produtores e entidades do setor aguardam novas orientações do governo sobre como e quando os financiamentos serão normalizados, visando minimizar os impactos dessa decisão no campo.

Continue acompanhando os desdobramentos dessa decisão aqui em nosso portal.

AGRONEWS é informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Do curral à indústria – O caminho do leite no sertão nordestino

Uma imersão na cadeia do leite cearense que desmistifica e mostra um Brasil de excelência…

57 minutos ago
  • Notícias

Rumo atualiza informações sobre andamento das obras da Ferrovia Estadual de MT

A nova Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo é um marco logístico que pode redefinir o…

24 horas ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Arroba do boi segue em queda, confira!

Mercado do boi enfrenta pressão na entressafra em Mato Grosso, veja a seguir mais informações…

1 dia ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Etanol enfrenta nova queda: avanço na moagem pressiona preços desacelerando negócios

Movimentação no mercado de etanol desacelera fortemente com retração dos compradores e aumento da oferta,…

1 dia ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo de 27 de maio a 02 de junho

Veja a previsão do tempo para a última semana do mês de acordo com o…

1 dia ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado da soja se mantém aquecido, mas safra americana pode impactar preços nos próximos meses

O atual cenário de valorização da soja em Mato Grosso, aliado à manutenção de preços…

1 dia ago