Glaucoma e catarata: saiba como podem afetar cães e gatos

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e à Catarata, celebrado em 26 de maio, o CRMV-SP alerta para a importância do diagnóstico precoce

Os tutores estão cada vez mais preocupados com a qualidade de vida de seus pets. Afinal, nada é mais gratificante do que vê-los alegres e saudáveis perambulando pela casa. Algumas doenças, no entanto, são difíceis de detectar. É o caso do glaucoma e da catarata.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) alerta que, para minimizar o impacto das doenças oculares no bem-estar dos animais, os tutores devem ficar atentos aos sinais e realizar consultas periódicas com o médico-veterinário.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Essas doenças que atingem os olhos são as principais causas de cegueira nos animais domésticos, sobretudo nos cães. Alguns casos são reversíveis e outros podem ter seu quadro estagnado ou atrasado. Vale lembrar que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado ajudam a reduzir as chances de o pet perder a visão.

Segundo o médico-veterinário Eduardo Pacheco, membro da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA) do CRMV-SP, todos os animais podem ter doenças oculares. Algumas das raças caninas, no entanto, apresentam maior predisposição, como shih-tzu, pug, lhasa apso, boxer, bulldog e boston terrier. Já em felinos, raças como persa ou exótico tem uma propensão maior a ter complicações.

Fique atento ao pet

Situações como o aparecimento de secreções, desconforto e alteração na coloração dos olhos podem ser indícios de problemas oftalmológicos. Também é importante que o tutor fique atento às mudanças de comportamento do animal, como explica o presidente da CTCPA do CRMV-SP, Marcio Thomazo Mota.

“Os pets podem tropeçar pela casa, normalmente durante a noite ou situações de baixa luminosidade, errar o caminho e se sentirem mais impacientes. Também podem apresentar dores nos olhos, buscando raspar com frequência a região ocular com a patinha”, diz Mota.

O médico-veterinário Eduardo Pacheco reforça a importância de buscar ajuda profissional para que possa ser feito o diagnóstico precoce. “Há alterações que não são visíveis para o tutor, por isso, é sempre indicado ir a uma consulta com médico-veterinário oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.”

Caso seja diagnosticada a doença ocular, com a devida atenção dos tutores e a orientação de um profissional qualificado, é possível promover o bem-estar do animal por meio do tratamento mais indicado a ele, que pode incluir o uso de colírio e medicamentos ou, em alguns casos, cirurgia.

“O dia 26 de maio é uma data para nos lembrarmos dessas doenças, mas os cuidados com nossos pets devem ser diários, prestando atenção, observando e monitorando-os sempre”, reforça Mota.

Diferenças entre glaucoma e catarata

O glaucoma está relacionado ao aumento da pressão intraocular e à degeneração do nervo óptico, levando à perda da visão. Estima-se que a doença afete 0,5% da população canina, sendo menos incidente entre os felinos. A causa pode ser hereditária ou, então, decorrente de catarata em estágio avançado, inflamações ou até tumores.

Já a catarata é caracterizada pelo esbranquiçamento do olho do animal e ocorre quando há o envelhecimento do cristalino. A doença pode ser desencadeada por problemas congênitos (o animal nasce com a catarata), hereditários, traumáticos, ou ainda, em decorrência de doenças, como o diabetes.

Por CRMV

AGRONEWS – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

5 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

8 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

9 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

10 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

12 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

13 horas ago