Isso é verdade, sim, se a base de comparação for a evolução de preços deste segundo semestre. Porque, em relação aos valores médios alcançados em junho, o frango vivo encerrou outubro com uma valorização de 8,6%, índice menor que o do frango abatido, de quase 13,5%. Mas, na média dos 10 primeiros meses de 2021 quem ganha é o frango vivo.
Partindo de um índice 100 no primeiro dia de negócios de 2021 é possível constatar que nesses 10 meses, em apenas duas ocasiões os preços do frango vivo e do abatido apresentaram o mesmo índice de evolução: no início do terceiro decêndio de abril, ocasião em que foi registrada valorização próxima de 10%; e em meados de setembro quando, inclusive, o frango abatido chegou a registrar, por curto espaço de tempo, valorização ligeiramente superior aos 40% da ave viva.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Mas foi só. Pois, na quase totalidade do ano, o frango abatido vem registrando evolução de preço inferior à do frango vivo – mas sem que a diferença entre eles seja significativa. Na sexta-feira passada, por exemplo (dia 29, último dia de negócios do abatido em outubro), o frango vivo mantinha os mesmos 40% de evolução alcançados em julho, mas o abatido – que chegou a superar esses 40% – completou o mês com evolução de 25% em relação ao preço registrado na abertura de 2021 – diferença, portanto, de 15 pontos percentuais.
Essa diferença cai ainda mais ao se avaliarem os preços médios desses 10 meses: o do frango vivo é 23% superior e o do abatido 14%. Uma diferença de somente nove pontos percentuais, indicativa da estabilidade de mercado entre os dois produtos, mas também sugestiva de que a oferta da ave viva permanece ajustada, sem excessos. Não fosse assim, os resultados seriam, no mínimo, inversos.
AGRONEWS® – Informação para quem produz
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…
Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…
Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…
Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…
This website uses cookies.