Comparativamente ao mesmo trimestre de 2019 o número de cabeças abatidas aumentou quase 5%, enquanto em relação ao trimestre anterior houve incremento de 2,5%. Note-se, no tocante a este último aumento, que ele foi registrado naquele que é considerado o período de menor demanda de cada exercício. Justifica-se, pois, o fraco desempenho comercial do produto em boa parte do trimestre (aliás, a única melhora – breve – obtida pelo setor no período ocorreu no momento em que passaram a ser decretadas as quarentenas contra a Covid-19, mas já na segunda quinzena de março, ou seja, nos últimos dias do trimestre).
Siga-nos no facebook e instagram
De toda forma, o volume de carne de frango produzida não registrou aumento proporcional ao número de cabeças abatidas, pois o total apontado pelo IBGE correspondeu a aumentos de 3,33% sobre o primeiro trimestre de 2019 e de pouco mais de 2% sobre o trimestre anterior, quarto de 2019. E, neste caso, só se pode concluir que a menor produtividade decorreu de um menor peso médio das cabeças processadas. Assim, pelos indicadores disponíveis, o frango abatido no primeiro trimestre pesou, em média, 2,301 kg, resultado que representou redução anual de 1,4% e trimestral de quase meio por cento.
Aguarda-se, agora a consolidação desses dados. Porquanto confirmado o volume ora apontado, de 3.468.310 toneladas, terá sido batido (embora por margem mínima) o recorde mantido desde dezembro de 2018, ocasião em que, de acordo com o IBGE, os abates sob inspeção resultaram na produção de 3.461.973 toneladas de carne de frango.
Por Avisite
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/marcas-do-agro-precisam-deixar-legado-pos-pandemia/
Receita cambial obtida com as exportações do café brasileiro somou US$ 5,23 bilhões com preço…
Na zona rural de Cuiabá, um Brasil que poucos veem pulsa com força e resiliência.…
Safra atual avança no ritmo das oportunidades, enquanto incertezas freiam negociações antecipadas da próxima temporada…
As exportações de carne suína alcançaram em abril de 2025 patamares impressionantes, confirmando o vigor…
O mercado de soja em Mato Grosso apresentou um avanço relevante em abril de 2025,…
O setor leiteiro mato-grossense segue em franca recuperação de preços, consolidando, em março de 2025,…
This website uses cookies.