Nesse período, o ranking dos cinco maiores produtores sofreu apenas uma alteração: o México, quinto produtor mundial em 2000, cede a posição para a Índia. Ou seja: permanecem os outros quatro maiores produtores – pela ordem, em 2000, EUA, China, União Europeia e Brasil – com a grande diferença, agora, de que o Brasil ultrapassou China e União Europeia, tornando-se segundo maior produtor mundial de carne de frango.
Sob esse aspecto, aliás, o Brasil será o único entre os quatro a registrar aumento de participação na produção mundial: de 10% em 2000 para 14% em 2019. A participação dos EUA recua de 27% para 20%; a da China (afetada pela Influenza Aviária), de 20% para 12%; e a da União Europeia, de 14% para 13%.
Mas quem mais influencia essas perdas são os demais países produtores. Cujo volume no período analisado aumentou mais de 135%, enquanto no grupo dos cinco maiores produtores a expansão ficou em não mais que 40%.
Em outras palavras, os cinco maiores produtores, responsáveis por 75% do volume mundial de carne de frango em 2000, agora respondem por menos de 65% do total – uma queda de participação de quase 15%.
Já os demais países produtores elevaram sua participação de (perto de) 25% para mais de 35% – um incremento próximo de 44% que significa não só maior disponibilidade para o atendimento do consumo próprio, mas também aumento de concorrência para os países exportadores.
Isso, sem dúvida, ajuda a explicar os percalços dos últimos anos nas exportações de carne de frango.
Fonte: Avisite
A incidência do bicho-mineiro é uma ameaça silenciosa que vem aumentando devido as mudanças climáticas…
Estão abertas as vendas do primeiro lote de ingressos para os shows nacionais da 57ª…
Visitamos a fábrica da Case IH para conhecer antecipadamente 16 lançamentos que serão apresentadas na…
Missão empresarial aproxima Mato Grosso da abertura do mercado chinês para pulses e DDG, impulsionando…
Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estão entre as áreas mais afetadas, segundo o…
No mercado do suíno, preço do vivo sobe com demanda em alta e oferta controlada,…
This website uses cookies.