Ainda assim, não há o que festejar. Os 5% ou os 19% de ganho do frango vivo só ocorrem porque as bases de cálculo (o mês anterior e o mesmo mês do ano passado) foram baixas. E, na vigência do real, registrou evolução de preço inferior a 400%, enquanto a inflação medida pelo IGP-DI voltou a superar os 600%.
Como sempre, o ovo permaneceu em inferioridade. Em 12 meses, seu preço evoluiu apenas 1%. E,na vigência do real, apresentou evolução de preço (+274%) equivalente a menos da metade dos 606% de IGP-DI. Por fim, os mais de 50% de evolução mensal são irrelevantes – porque, em essência, baseiam-se naquele que foi o menor preço do produto nos últimos quatro anos.
Para completar, o principal fator de custo do ovo e do frango continua tendo evolução de preços à frente dos dois produtos. Em um mês, quase 6% a mais e a maior cotação dos últimos seis meses. Em um ano, valor 18,5%. E, na vigência do real, variação de 470% – índice inferior ao da inflação, mas visivelmente superior ao do frango vivo e do ovo.
Por Avisite
Enquanto a quaresma aquece a demanda, produtores do Paraná enfrentam excesso de oferta e pressionam…
Conheça algumas raças de cachorros para quem vivem no campo Por isso, se você vive…
Com recorde de público e mais de R$ 10 bilhões em negócios, o evento foi…
Durante a 22ª Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, Goiás, tivemos a oportunidade de conhecer mais…
A Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso - Expoagro, evento já consagrado no…
Abílio sobe o tom, defende o setor agro e rechaça a presença inexpressiva de representantes…
This website uses cookies.