Notícias

Frango: exportação de carne segue com pouca consistência nos primeiros números do mês

Pelos números da SECEX/MDIC, as exportações de carne de frango in natura iniciaram março com o melhor resultado de todos os tempos

Pois os embarques efetuados nos quatro primeiros dias úteis do mês (1, 6, 7 e 8, visto que o órgão considera “inúteis” os dois dias de Carnaval) atingiram novo e inédito recorde, superando a marca das 30 mil toneladas diárias.

Comparativamente ao mês anterior e a março de 2018, as 30 mil toneladas diárias ora registradas correspondem a aumentos de, respectivamente, 107,8% e 80,3%. Isto, sem contar que o volume diário apurado se encontra 100% acima da média dos 12 meses anteriores (14.985 toneladas/dia entre março/18 e fevereiro/19).

É interessante notar, entretanto, que o volume acumulado no período (pouco mais de 120,4 mil toneladas) não se encontra muito acima daqueles registrados, por exemplo, em novembro passado ou, mesmo, em maio de 2018 (vide, a propósito, gráfico abaixo, à direita). O único senão é que as 116.380 toneladas acumuladas no início de maio/18 foram obtidas em oito dias; e as quase 113 mil toneladas de novembro/18 em seis dias. Ou seja: a diferença atual está concentrada no número de dias considerado.

Como o AviSite comentou ao divulgar o resultado das exportações de fevereiro (vide “Embarques de carne de frango decepcionam, ficando bem aquém do projetado”), tudo indica que os embarques dos dois últimos dias do mês passado foram deixados como “sobra” para março corrente. Além disso, é provável que os embarques tenham prosseguido normalmente em 4 e 5 de março, independente de serem dias de Carnaval.

Isso considerado, as primeiras 120,4 mil toneladas do mês foram acumuladas não em quatro, mas em oito dias. E, neste caso, os embarques diários giraram em torno das 15 mil toneladas, ou seja, um volume mais palatável, pois correspondente, praticamente, a mesma média diária registrada nos 12 meses anteriores.

O quanto vem sendo embarcado diariamente de forma mais exata é informação que se terá quando forem divulgados os dados desta semana, a primeira do mês com cinco dias úteis. Por ora, só um fato é certo: o volume de carne de frango in natura exportado em março não chegará às 572 mil toneladas projetadas a partir dos primeiros dados divulgados (30,1 toneladas/dia em 19 dias). O mais provável é que fiquem ligeiramente acima das 300 mil toneladas.

Por Avisite

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comente esta matéria

Send this to a friend