Frango: embarques de carne de frango no mês já superam as 145 mil toneladas

De acordo com a SECEX/ME, os embarques de carne de frango in natura das duas primeiras semanas de julho corrente alcançaram média diária de 16.181 toneladas e somam pouco mais de 145,6 mil toneladas

Os mais atentos notarão haver aí alguma incongruência. Pois as duas primeiras semanas deste mês (1 a 13) tiveram exatos 10 (dez) dias úteis. Assim, considerada a média diária apontada, o volume acumulado no período deveria superar as 160 mil toneladas.

O que ocorre aqui é que – para a SECEX/ME – essas duas semanas tiveram nove dias úteis. Ou seja: aparentemente, os resultados da segunda semana do mês excluem os embarques da sexta-feira, 12. Daí, por exemplo, o fato de o volume exportado no período ter se resumido a apenas 58.860 toneladas, enquanto nos cinco dias da semana anterior ficaram em 86.768 toneladas.

De toda forma isso não anula o fato de os embarques diários se situarem, por ora, em 16.181 toneladas, resultado que representa redução de 14% sobre o mês anterior e de 19% sobre julho de 2018.

À primeira vista catastróficas, essas reduções tendem a ser (senão totalmente) neutralizadas pelo maior número de dias úteis deste mês de julho: 23 ao todo, contra apenas 19 de junho passado. Dessa forma, mantida a média diária registrada nos primeiros nove dias úteis levantados pela SECEX/ME, o volume do mês chegará às 372 mil toneladas, resultado que significa incremento mensal de pouco mais de 4%.

Já em relação a julho de 2018 (438,6 mil toneladas) vislumbra-se queda superior a 15%. Porém, essa redução, se for confirmada, precisa ser encarada com cautela, pois está claro que os dados de um ano atrás foram superdimensionados por mudanças na metodologia de acompanhamento das exportações por parte da SECEX/ME. Assim, se o retrocesso se confirmar (o que é pouco provável), será bem menor que o ora apontado.

A registrar, ainda, que o preço médio até aqui registrado (US$1.685,63/t) sofreu pequena redução em relação à semana inicial do mês. Mas ainda se mantém 4% e 12% acima dos valores alcançados, respectivamente, em junho passado e em julho de 2018.

Fonte: Avisite

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

5 dias ago