Após 12 meses consecutivos de preços inferiores aos de um ano antes, o frango abatido chega ao final de maio com um resultado, embora ainda negativo, muito próximo do alcançado em maio de 2017. A recuperação, porém, não reflete a realidade do mercado, decorre apenas da paralisação das negociações
Entre janeiro e abril deste ano, além de preços paulatinamente menores, o frango abatido (base: produto resfriado negociado no Grande Atacado da cidade de São Paulo) veio apresentando índices de redução crescentes em relação ao mesmo mês do ano passado.
Comparativamente a janeiro de 2017, o preço médio do início deste ano foi 12,09% inferior, índice negativo que subiu para 12,21% em fevereiro, para 17,86% em março, chegando aos 22,80% em abril. Já em maio corrente (e considerados os preços alcançados até ontem, 28) essa diferença se encontra em apenas 2,5%, tendendo a cair ainda mais antes da virada do mês.
Parte dessa recuperação se deve à redução da produção e à passagem do Dia das Mães (13). Combinados, os dois fatores permitiram que a quinzena inicial do mês fosse encerrada com uma valorização de, praticamente, 20% em relação a igual período de abril. Isto sem contar que, pela primeira vez em meses, os preços registrados se igualaram aos de um ano atrás.
Mas logo o fantasma da segunda quinzena se fez presente. E os ganhos anteriores começaram a ficar para trás. A retração só não prosseguiu porque, já a partir do segundo dia do movimento dos caminhoneiros, a disponibilidade do produto no atacado recuou rapidamente.
Ontem, 28, o produto que há menos de 30 dias registrou o menor valor nominal dos últimos quatro anos alcançou a maior cotação dos últimos 18 meses e ainda tende a superar o recorde mantido desde 2016.
Naturalmente, essa é uma falsa valorização, pois baseada em uma queda de oferta artificializada. Essa valorização, entretanto, deve continuar. Pois, à redução que já ocorria, soma-se agora uma violenta quebra de produção que não será reposta tão cedo.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.