A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realiza reunião, pela primeira vez, na Expointer, Exposição Internacional de Animais, em Esteio (RS). O evento acontece desde 1972, no Parque de Exposições Assis Brasil, num espaço de 141 hectares. Os parlamentares vão debater a pauta prioritária do setor para este semestre. Entre os temas, desmatamento ilegal zero, licenciamento ambiental, pesticidas, perenidade do Cadastro Ambiental Rural e produção agrícola em terras indígenas.
Para o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da FPA, a participação do colegiado no evento é muito importante. “A Expointer é o período do ano em que o setor que tanto nos orgulha se veste em trajes de festa para comemorar as conquistas. A FPA está presente para discutir sua posição atual e vislumbrar um novo ambiente, em que o agro seja mais do que produção de alimentos, mas ferramenta de convergência econômica, social e sustentável”.
Vice-presidente da FPA, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) destaca a oportunidade que a Expointer representa. “Este é um evento fundamental para mostrar a importância do agro brasileiro para a economia do país. Hoje somos responsáveis pelo emprego e renda de milhares de famílias e respondemos por quase metade do PIB do Brasil”.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do governo do Rio Grande do Sul, o deputado licenciado Covatti Filho afirmou que o setor agropecuário é responsável por cerca de 40% do PIB do estado, o que faz da Expointer referência para o país.
Nesta edição da feira, de acordo com ele, a agricultura familiar terá a maior participação de sua história, com 316 espaços de comercialização. “Estamos trabalhando com uma grande expectativa. Tenho certeza de que neste ano vamos superar os R$ 2,3 bilhões em negócios da edição passada e o público de 370 mil pessoas”, estimou.
Para o deputado Evair de Melo (PP-ES), membro da FPA, a expectativa é que a feira se mantenha como um importante campo de oportunidades, fornecendo conhecimentos, inovações e possibilidade de crescimento aos produtores rurais brasileiros. “A Expointer é um evento robusto que tem um grande histórico de sucesso, reconhecida internacionalmente por potencializar a força do rural brasileiro, por destacar a nossa tecnologia na pecuária bovina e valorizar a nossa tradição agroartesanal”.
Zé Silva (SD-MG) destacou que, durante a reunião da FPA na Expointer, serão discutidos, entre outros assuntos, mecanismos de comercialização do leite para garantir preço mínimo do produto. “O preço não pode ser inferior à tabela da CONAB. A Frente está trabalhando fortemente em defesa dos nossos produtores rurais”.
A posse de arma em toda a extensão rural também será debatida no encontro entre parlamentares da FPA, de acordo com o deputado Afonso Hamm (PP-RS). “Como relator do projeto de lei que estende a posse de arma do proprietário rural para todo o limite da propriedade, estou feliz e otimista com esse importante encontro da FPA na Expointer, oportunidade para debatermos a relevância dessa legislação que propiciará condições de legítima defesa para que nossos produtores e trabalhadores possam defender sua vida, a vida de sua família e seu patrimônio”.
Além de 11 parlamentares da FPA, participam da reunião na Expointer a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o diretor regional LatAm e Brasil de Business Sustainability, Valter Brunner; e a diretora regional LatAm e Brasil de External Affairs, Laila Pinheiro.
Serviço:
Data: 29/08/2019
Horário: 14h
Local: 42ª edição da Expointer, stand da Farsul. Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. BR-116, KM 13. Esteio (RS).
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.