Desenvolvido pela EMBRAPA, o FAST-K é uma opção eficiente para determinação da concentração de K nas folhas da soja de forma expedita e confiável, agilizando a tomada de decisão, caso se identifique a carência de potássio. Esta determinação deve ser complementada com as análises de solo e foliar (padrão) para a realização do diagnóstico completo quanto à fertilidade do solo e o estado nutricional das plantas.

potássio na soja

O pesquisador Adilson de Oliveira Jr aborda detalhes da metodologia Fast-K, um teste feito a campo com folhas de soja para determinar a concentração de potássio (K) e corrigir as deficiências nutricionais com mais agilidade.

O “Método para determinação da concentração foliar de potássio (K) em condições de campo na cultura da soja” dispensa o uso de técnicas laboratoriais para a diagnose foliar (método padrão), eliminando a possibilidade de defasagem entre a amostragem, o preparo da amostra no laboratório e a emissão do resultado, que pode dificultar a tomada de decisão, em muitos casos tornando tardia a correção da deficiência.

Fast K, novidade para análise de Potássio nas culturas de Soja 1

Esta inovação foi lançada durante a 31ª edição do Show Rural Coopavel, que será é de 04 a 08 de fevereiro, em Cascavel (PR), quase 50 inovações tecnológicas e dois lançamentos: o Fast-K, método de diagnóstico nutricional de soja realizado a campo e a BRS FP403, cultivar de feijão preto de alto rendimento, acesse: https://agronewsbrasil.com.br/fast-k-o-novo-metodo-de-diagnostico-nutricional-de-soja-desenvolvido-pela-embrapa/

Para saber mais sobre esta nova metologia de análise do Potássio, acesse:

https://www.embrapa.br/soja/fast-k

Fonte: EMBRAPA, com edições AGRONEWS BRASIL.

Veja também  Leite: Conheça as Vacas vitalícias que produzem 100 mil litros

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.