A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) solicitou a celebração de um termo de cooperação técnica à Superintendência Regional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado para instalar, em sua sede, uma unidade de cadastramento rural. A iniciativa possibilitará que a entidade seja uma instituição competente a emitir os Certificados de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), tarefa realizada apenas pelo órgão federal atualmente, visando dar maior agilidade à regularização cadastral das propriedades.
Um treinamento da equipe do Sistema Famato/Senar-MT deve ocorrer nos próximos dias, com técnicos do Incra, para que o termo entre em execução.
A ideia, conforme o presidente da Famato, Rui Prado, é fazer com que os produtores rurais procurem os Sindicatos aos quais estão ligados, façam o processo de atualização cadastral com eles e, a partir daí, a Federação possa validar e emitir o CCIR. “O superintendente do Incra foi muito receptivo ao nosso pedido e creio que, em pouco tempo, isso estará em funcionamento”, comemorou.
Atualmente, as análises e emissão do cadastro são de responsabilidade apenas do Incra em Mato Grosso. Estima-se que das mais de 160 mil propriedades cadastradas no Estado menos de 15% tenham a atualização do CCIR concluída. “Para nós, não há problema nenhum essa iniciativa. Vemos com bons olhos, pois resultará em mais agilidade”, comentou o superintendente do Incra em Mato Grosso, João Bosco de Moraes, durante reunião com Prado, na tarde desta quinta-feira (18/08), para tratativa com o órgão federal.
A regularidade do CCIR, além de ser um requisito legal, garante ao produtor rural benefícios como acesso a crédito, por exemplo. Ele é indispensável para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar e obter financiamento bancário. Os dados consistentes do CCIR são exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse.
A atualização seguirá sendo feita no site do Incra no Sistema Nacional de Cadastro Rural. A Famato validará e emitirá as atualizações a partir do contato feito pelo Sindicato Rural. “Por isso, é importante que, quando implementada essa unidade, o produtor procure o Sindicato para fazer a atualização. Será o Sindicato que comunicará à Famato quais cadastros foram atualizados”, explicou o analista fundiário da Famato, Lino Amorim.
Conforme informou o superintendente do Incra, a expectativa é pôr a iniciativa em prática até outubro.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.