Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
27 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
previsão do tempo

Previsão do tempo: tempestade, neve, frio e geada estão previstos para a Região Sul nesta semana

feijão

Feijão carioca enfrenta queda nos preços, confira!

boi

Boi: preços das carnes caem, confira!

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Blog

Fagundes comemora acordo que amplia exportações de carne

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 2 de agosto de 2016
Compartilhar
COMPARTILHAR

Após a troca de cartas de reconhecimento entre Brasil e Estados Unidos, nesta segunda-feira (1), para ampliar o mercado de carne bovina in natura entre os dois países, o senador mato-grossense Wellington Fagundes (PR) destacou o potencial do Estado na produção de carne do tipo, afirmando que, com a medida, estima-se uma movimentação de 60 mil toneladas de carne só no ano que vem.

Segundo o republicano, isso ajudará a economia brasileira a se recompor, em tempos de crise. “Os EUA além de ser um grande comprador é uma grande grife. A partir do momento em que você vence todas essas barreiras, comerciais e sanitárias, você abre o mercado para muitos outros países”, contou o republicano.

O ministro da agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o acordo entre Brasil e Estados Unidos prevê a exportação anual de até 60 mil toneladas de carne bovina in natura sem taxas. Se esse limite for ultrapassado, cada produtor terá de pagar uma taxa de 26% sobre o valor da nota fiscal.

Wellington aposta na medida como uma das principais formas de auxiliar o país a desenvolver tecnologia para o campo, fazendo com que o produtor possa, cada vez mais, investir em novos métodos de produção e na consciência para o aspecto sanitário. ”Isso gerará muito emprego e um trabalhador especializado. Quem ganha é o povo brasileiro”, comemora.

O presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar, afirma que o produtor ainda pretende estudar melhor a inserção da carne no país norte-americano. Ele conta que, para o mercado externo, os produtores ainda poderão se especializar para adicionar mais valor aos produtos. “Hoje nós trabalhamos com 3 gamas de produtos: carne culinária, carne ingrediente e carne gourmet”, explica. “No começo, acredito que iremos ocupar bastante esse espaço de carne culinária e o ingrediente. Ficará faltando estudar a percepção de encaixe do nosso tipo de produto num mercado mais rentável”, completou.

O mato-grossense, Maurício Tonhá, conhecido como Maurição, um dos maiores leiloeiros de gado do país, afirma que o país conseguiu, finalmente, se inserir em um dos mais exigentes mercados consumidores do mundo. “E, assim sendo, teremos condições de não só alcançar os mais de 300 milhões de americanos, como também de atingir outros mercados nobres, como o japonês, o canadense, o mercado australiano, o coreano, todos esses que pagam alto valor em nossos produtos. E isso fará com que tenhamos novos patamares para a agropecuária brasileira”, elucidou o especialista.

Em seu discurso, o presidente Interino, Michel Temer, também aliou a abertura do comércio à criação de novos empregos para o setor. Sem citar a presidente afastada Dilma Rousseff, afirmou também que o acordo foi “um trabalho de muitos anos”. Ele disse ainda que durante os 80 dias de governo, o Planalto fez coisas boas, sendo a principal delas escolher ministros.

Continuidade – Para Wellington, a política assinada por ambos os países está de acordo com a empreendida no ano passado, quando participou da comitiva liderada pela então ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que viajou para o Japão e a Rússia com o objetivo de ampliar a participação do Brasil em dois dos mais importantes mercados internacionais.

Na avaliação do senador republicano, a viagem foi uma grande oportunidade para lidar com os interesses do país. Na ocasião, a pauta era o desentrave da exportação de carne bovina in natura no Japão, e a abertura de uma lista de frigoríficos brasileiros pré-autorizados a exportar para a Rússia.

O parlamentar lembrou ainda que o Brasil foi, nos últimos anos, o maior exportador global e possui os maiores rebanhos comerciais do planeta, com cerca de 200 milhões de cabeças bovinas.

TAGS:carneexportações de carne
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

previsão do tempo
Previsão do tempo: tempestade, neve, frio e geada estão previstos para a Região Sul nesta semana
Notícias Previsão do tempo
feijão
Feijão carioca enfrenta queda nos preços, confira!
Mercado Financeiro Notícias
boi
Boi: preços das carnes caem, confira!
Mercado Financeiro Notícias
Mato Grosso seguro rural
Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China, confira!
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
suíno
Mercado FinanceiroNotícias

Suíno: carne suína dá salto estratégico e ganha espaço no prato do consumidor brasileiro

Boi
Mercado FinanceiroNotícias

Produção de carnes ultrapassa 31 milhões de ton em 2024 e atinge novo recorde na série histórica da CONAB

Como anda a Moratória da soja e da carne em Mato Grosso
Direito AmbientalNotícias

Como anda a Moratória da soja e da carne em Mato Grosso?

mercado do boi
Dicas de EspecialistasNotícias

Protocolos de produção de carne reduzem em até 15% a emissão de gás de efeito estufa

exportações brasil
MAPAMercado FinanceiroNotícias

Brasil amplia exportação de carnes bovinas e de frango para Rússia

O desafio da Moratória da Soja e da Carne em Mato Grosso

Arroba do Boi com leve aumento no MT, mas clima preocupa produtores

Estabilidade no mercado do boi, preço da arroba caminha de lado

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?