Exportações de arroz em 2020/21 foram as maiores dos últimos 9 anos, diz Abiarroz

As exportações brasileiras de arroz (base casca) no ano comercial 2020/21 (março a fevereiro) foram as maiores dos últimos nove anos, com embarques de 1 milhão e 770,6 mil toneladas, puxados pelas compras da Venezuela (313 mil t)

Já as importações alcançaram o maior volume dos últimos 12 anos: 1 milhão e 353,3 mil t. Com isso, a balança comercial do setor teve saldo de 417,3 mil t nesses 12 meses marcados pela pandemia de covid-19.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (12) pela Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz) e Sindarroz-RS (Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul), com base em informações do Ministério da Economia. Na séria histórica do setor, as exportações de 2020/21 só perdem para o ano comercial de 2011/12, quando as vendas externas somaram 2 milhões e 99 mil t.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Do total embarcado, o arroz beneficiado representou 38,8%, o arroz quebrado, 33%, e o arroz em casca, 27,2%. Segundo a Abiarroz e o Sindarroz/RS, o ano comercial 2020/21 teve forte incremento nas exportações de cereal em casca em relação ao ciclo 2019/20, quando a participação foi de 18%.

“O ano comercial 2020/21 foi muito desafiador, e a cadeia produtiva do arroz brasileiro cumpriu a sua missão de abastecer os mercados interno e externo, com alto grau de fidelização dos países atendidos e também com agregação de destinos”, avalia o diretor-executivo do Sindarroz-RS, Tiago Sarmento Barata. “O arroz brasileiro se impõe cada vez mais no mercado mundial como ofertante de um cereal de qualidade superior.”

Destinos

Além de Venezuela, outros sete países se destacaram como destinos do arroz brasileiro: Senegal (225 mil t), Peru (176,5 mil t), Gâmbia (129 mil t), Serra Leoa (110 mil t), Estados Unidos (95 mil t), Costa Rica (91,4 mil t) e Cuba (90 mil t).

https://agronewsbrasil.com.br/conheca-racas-brasileiras-de-caes-para-pastoreio/

Ainda conforme a Abiarroz e o Sindarroz-RS, o volume importado de 1 milhão e 353,3 mil t representou alta de 33% em relação ao ano comercial 2019/20. Os principais fornecedores de arroz para o Brasil, no ciclo 2020/21, foram o Paraguai, com participação de 47%, Uruguai (20,1%) e Argentina (11,2%).

Fevereiro

Em fevereiro, o Brasil exportou 81.964 t de arroz (base casca) e importou 82.131 t. A balança comercial teve déficit de 166,5 t, conforme a Abiarroz e o Sindarroz-RS.

Por Abiarroz

AGRONEWS – Informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Etanol e gasolina têm quedas nos preços em abril, diz Edenred Ticket Log

De acordo com o IPTL, combustíveis registraram preços médios de R$ 4,48 e R$ 6,46…

37 minutos ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suinocultura mantém valorização anual, apesar de queda pontual em abril, confira!

Mercado do suíno segue aquecido com apoio da demanda externa, veja mais informações a seguir…

2 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago