Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
19 de maio de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
café

Exportações de café do Brasil atingem 13,81 milhões de sacas no 1º quadrimestre do ano

Pecuária de leite em Cuiabá

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite

algodão

Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Mercado Financeiro

Exportação de grãos enfrenta dificuldades devido COVID-19

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 21 de maio de 2021
Compartilhar
COMPARTILHAR

Desde março, os principais desafios têm sido a maior escassez de containers e limitação de capacidade dos navios para acomodar a crescente demanda de mercados em destaque como o asiático e norte-americano. Assim, há um aumento dos fretes marítimos e entra em ação a velha lei de mercado – oferta x procura.

O commercial & overseas director da Eternity Global Logistics, Rubens Nagel Junior, conversou com o IBRAFE e explicou algumas das principais dificuldades na exportação, principalmente no último ano. “Enfrentamos um cenário de oferta limitada de navios e estoque de containers na costa. Esta realidade deve permanecer ao longo do terceiro e quarto trimestres, historicamente os mais fortes para o setor”, declarou.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Há companhias de navegação operando navios extras (extra-calls) com maior foco na importação da China, devido ao frete de valor bem mais atrativo do que em anos anteriores. Eles estão empenhados também no rápido reposicionamento de containers vazios para os portos chineses.

“Vale lembrar que o evento com o navio Ever Given, no Canal de Suez, também agravou o reposicionamento de containers para a costa brasileira”, lembrou Nagel.

A importação e exportação brasileira em containers registrou alta de 14% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020 – dados do DataLiner. O estoque de containers vazios no Brasil não tem acompanhado a demanda, que se intensificou a partir de março.

Feijão

Com a moeda muito favorável à exportação, as commodities e alimentos em geral têm batido recordes. As exportações de proteína animal, por exemplo, tiveram o melhor abril da história em toneladas e receita – segundo dados da SECEX (Secretaria de Comércio Exterior). Somente o porto de Santos teve crescimento de 30% em março sobre o realizado no mesmo mês do ano passado.

“Os fretes têm seguido a mesma tendência especialmente a partir de abril, e devem se elevar no segundo semestre. Acredita-se que estes custos sejam absorvidos em virtude de um cenário favorável no exterior pela alta demanda de alimentos. Obviamente, também esperamos que escalas extras de navios sejam viabilizadas para o escoamento da exportação”, acrescenta o diretor.

Parceiro do IBRAFE na promoção de exportação de Feijões e Pulses, Nagel enxerga um desafio possível de ser superado.

“Precisamos todos, em conjunto, trabalharmos com maior planejamento para acomodação da safra das Pulses. Anteciparmos as programações e a escolha de parceiros eficientes para a garantia de espaços e containers a partir de maio serão atitudes chave para 2021”, finalizou.

Por Ibrafe

AGRONEWS – Informação para quem produz

TAGS:exportação de grãosfeijãogrãosibrafe
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image
Ad image

Recentes

café
Exportações de café do Brasil atingem 13,81 milhões de sacas no 1º quadrimestre do ano
Embrapa Mercado Financeiro Notícias
Pecuária de leite em Cuiabá
Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite
Dicas de Especialistas Notícias
algodão
Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização
Mato Grosso Mercado Financeiro Notícias
suíno
Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!
Mercado Financeiro Notícias
Ad image
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
mercado da soja grãos
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Soja em Mato Grosso: avanço expressivo nas vendas da safra 2024/25 aquece o mercado

milho
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Com retração expressiva, exportação de milho de Mato Grosso enfrenta novos desafios na safra 2023/24

Soja em Mato Grosso
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Mato Grosso registra safra de soja recorde com expansão de área, confira!

soja
Mercado FinanceiroNotícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

safra verão
Mercado FinanceiroNotícias

Milho em queda: mercado sente impacto de oferta elevada e demanda retraída

soja
Mercado FinanceiroNotícias

Brasil quebra recorde de exportação de soja para a China em março e consolida liderança no mercado mundial

1
antracnose do milho
Dicas de EspecialistasEmbrapaNotícias

Antracnose do milho pode ter origem mesoamericana e se espalhou com ajuda humana

milho
Mercado FinanceiroNotícias

Milho: cotação no mercado interno segue pressionada, confira!

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?