Em 2020, com a reabertura do mercado chinês para a carne de frango dos EUA, a China – que nos cinco anos anteriores nada importara daquele país – tornou-se, de imediato, já no primeiro semestre, a terceira principal consumidora externa do frango norte-americano.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Neste ano, os resultados vêm sendo um pouco diferentes. A China continua no bloco dos 10 principais importadores, mas agora na quarta posição, pois suas importações recuaram quase 30% no primeiro semestre de 2021.
Porém, a questão chinesa não se encerra aí. Pois além da China comunista, também a China nacionalista – isto é, Taiwan – importou menos neste ano (queda de mais de 36%) e, com isso, recuou da segunda posição no primeiro semestre de 2020 para o quinto lugar neste ano.
Menos mal porque as (quase) 85 mil toneladas aí perdidas foram quase totalmente compensadas com o aumento das exportações para Cuba (+96,63%). Mas a expansão maior em termos de volume – 100 mil toneladas a mais – ocorreu com o México, cujas importações aumentaram praticamente 30% (com o Canadá o incremento foi mais moderado, não chegando a 12%).
Neste ano passaram a integrar o bloco dos 10 principais importadores dos EUA as Filipinas, Angola e Colômbia, saindo do bloco os Emirados Árabes Unidos, a África do Sul e a Georgia. E o maior destaque entre os novos integrantes cabe às Filipinas que, 13ª colocadas no primeiro semestre de 2020, agora se encontram na 3ª posição. Com isso, a participação das Filipinas nas importações norte-americanas, inferior a 2% no ano passado, subiu neste ano para 5,67% – um aumento de 185%.
Considerados apenas os 10 primeiros importadores, as exportações dos EUA aumentaram quase 18% no semestre. Isto fez a dependência ao bloco subir para quase 68% do total, 11% a mais que o registrado um ano atrás.
Por Avisite
AGRONEWS – Informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.