O plantio da safra verão 2021-22 está na reta final. Em paralelo, os tratos culturais, cuidados com a lavoura, e pouco mais adiante já vem a colheita. Cedo para os preparativos do próximo ciclo?! Pelo contrário, sobretudo em se tratando de planejamento financeiro para tomada de crédito, pensando na compra antecipada de insumos e realização de novos investimentos em terras, aquisição de máquinas, implementos e benfeitorias em geral.
Rupturas nas cadeias globais de abastecimento, devido, em particular à pandemia, e desvalorização do real são fatores, que vêm provocando aumento nos preços dos principais insumos agrícolas [sementes, defensivos e fertilizantes]. Soma-se a este quadro, os constantes reajustes dos combustíveis, o que cria um cenário de forte alta dos custos de produção para a safra 2022-23.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Nesta conjuntura, que acena com maiores gastos e margens pressionadas, há ainda o constante avanço da taxa básica de juros da economia. Quando a Selic sobe, o custo do dinheiro fica mais caro, dificultando o acesso, por exemplo, a crédito e financiamentos, inclusive os agrícolas vinculados ao Plano Safra.
Agora, este momento de incertezas não pode significar menos recursos para você, produtor moderno, profissional, atualizado, que sabe que só ter boa produtividade não basta mais para conquista de resultados.
Este diagnóstico se conecta com a transformação estrutural em curso da agenda do crédito rural, marcada por gradativa diminuição do suporte oficial. Por outro lado, há uma grande janela de oportunidades para que o produtor conheça e contrate novas modalidades de financiamento, com condições diferenciadas em limites, juros, carências e prazos.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Neste novo vídeo da websérie da CREDITARES “Não corra atrás do dinheiro, deixe que o dinheiro corra atrás de você”, você encontra mais conteúdo em como ingressar e navegar nesta nova jornada em direção a mais e melhor crédito e a uma gestão eficiente do seu negócio.
Confira abaixo dicas para o planejamento da safra 2022-23 do economista Daniel Latorraca, ex-superintendente do IMEA e atual diretor da empresa de crédito rural, Creditares.
AGRONEWS® Informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.