Esse indicador é obtido contrapondo-se os dados da SECEX/ME (exportações por Unidade Federativa) aos dados de estabelecimentos de abate operantes sob inspeção (levantamento trimestral do IBGE).
Considerados os números totais da produção inspecionada de carne de frango relativos ao primeiro semestre de 2019 – perto de 6,7 milhões de toneladas, conforme o IBGE – a primeira constatação é a de que volume total exportado pelo Brasil – pouco mais de 2 milhões de toneladas, conforme a SECEX/ME – correspondeu a 30% dessa produção.
Mas no caso de Santa Catarina, esse percentual é muito mais elevado, pois correspondeu a 75% da produção inspecionada estadual. E se as exportações catarinenses ajudaram a puxar a média nacional para cima, foi acompanhada, embora à distância, pelo Paraná, o outro único estado a registrar um percentual (37%) superior à média nacional.
Na tabela abaixo estão relacionados, segundo o volume total embarcado no primeiro semestre de 2019, as 10 principais Unidades Federativas (UFs) exportadoras de carne de frango. Como, ao divulgar os resultados do abate, o IBGE não expõe os números relativos a UFs com menos de dois estabelecimentos de abate (caso, por exemplo, do Distrito Federal), as comparações relativas a outras UFs exportadoras ficam prejudicadas.
Fonte: Avisite
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.