Após dois meses de alta, o PIB do Agronegócio Brasileiro voltou a recuar em agosto, com baixa de 0,21%, segundo estudos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)
No acumulado de janeiro a agosto, o cenário segue adverso para a renda do setor, com queda de 1,52%. Pesquisadores do Cepea indicam que esse desempenho da renda gerada no agronegócio em 2018 está ligado à redução dos preços dos produtos agropecuários e à elevação dos custos de produção.
O baixo ritmo da atividade econômica brasileira tem limitado a recuperação da demanda dos produtos agropecuários e, consequentemente, de seus preços. No caso específico dos pecuários, soma-se a esse contexto o fechamento abrupto de importantes mercados externos destinos de carnes – bovina, suína e de aves – do Brasil. Cabe destacar que a recuperação de preços de produtos agrícolas frente aos patamares de 2017 vem sendo observada nos últimos meses – particularmente desde junho –, o que, por sua vez, tem refletido positivamente na renda no segmento primário (“dentro da porteira”). Mesmo assim, a renda gerada nesse segmento, no acumulado do ano, segue 2,76% inferior à do ano passado.
Já quanto aos custos de produção, destacam-se as elevações nos preços dos fertilizantes (encarecidos pela desvalorização do Real frente ao dólar), do diesel (devido a mudanças na política de preços da Petrobras e ao tabelamento de fretes) e também do milho, importante insumo das atividades primárias pecuárias.
PIB-VOLUME – Em termos de produção, as projeções para 2018 do PIB-volume do agronegócio – calculado pelo critério de preços constantes e considerando os dados e informações disponíveis até agosto/2018 – seguem apontando crescimento em todos os segmentos. Segundo cálculos do Cepea/CNA, o PIB-volume do agronegócio deve crescer 2,53% em 2018, com altas de 4,48% para insumos, de 0,97% para o segmento primário, de 3,06% para a agroindústria e de 2,91% para os agrosserviços
Por Cepea
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.