EmbrapaGeral

Embrapa Agroenergia lança capacitação on-line em Biodiesel

Apontar as diferenças entre o biodiesel e os combustíveis fósseis, conhecer as vantagens do biodiesel para o meio ambiente e os processos de produção mais empregados pela indústria. Esses são alguns dos tópicos que serão abordados na Capacitação on-line sobre Biodiesel, primeiro curso à distância totalmente produzido pela Embrapa Agroenergia. A novidade será lançada no dia 4 de novembro no VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, que acontecerá de 04 a 07/11 em Florianópolis (SC).  

O curso é gratuito, tem carga-horária de 20 horas/aula e é destinado a estudantes, técnicos, profissionais de áreas relacionadas à Química, bem como a empreendedores interessados no setor de biodiesel, tipo de combustível produzido a partir de óleos vegetais, biodegradável, e que contribui para a redução de emissões de gases do efeito estufa. 

As inscrições estarão abertas a partir do dia 04/11 e devem ser feitas na vitrine de capacitações on-line da Embrapa, o e-Campo, no endereço embrapa.br/e-campo/biodiesel. O acesso poderá ser feito por computador, tablet ou smartphone.  

O conteúdo será disponibilizado por meio de videoaula, apresentações multimídia, vídeos explicativos e artigos técnico-científicos. Os assuntos estão divididos em três módulos: Produção; Qualidade; e Mercado nacional e internacional de biodiesel. 

“Além dos conceitos teóricos, o curso traz um detalhamento dos parâmetros de avaliação do biodiesel, facilitando o entendimento da importância dos aspectos que garantem a qualidade desse combustível”, conta a instrutora Itânia Soares, pesquisadora responsável pelo Laboratório de Ensaios de Biocombustíveis da Embrapa Agroenergia (Brasília, DF).

A importância do biodiesel para a matriz energética brasileira e mundial é outro tema abordado na capacitação. Neste tópico, são enumerados os principais países produtores de biodiesel e as principais matérias-primas utilizadas em sua produção. 

Making off

Esta é a primeira vez que a Embrapa Agroenergia oferece um curso na modalidade EAD (Educação à Distância). “Por ser autoinstrucional, o participante pode realizar o curso em seu ritmo, no local e horário de sua preferência”, explica Alexandre Alonso, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia.

O curso foi desenhado e produzido pela equipe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia com o apoio da Secretaria de Inovação da Embrapa.

A coordenação científica e produção de conteúdo é da pesquisadora Itânia Soares; a gestão administrativa de Lucinete Lima e Patrícia Barbosa; o design gráfico e ilustrações de André Scofano; a produção de vídeo de José Tristão e  Rogério Monteiro (filmagem), Apolo Henrique e Sérgio Fernando (edição), Daniela Collares (articulação), Luciane Chedid (revisão de texto) e colaboração de Betania Quirino, José Antonio Ribeiro, Patricia Kalil, Léia Favaro e Simone Favaro. 

Congresso de Biodiesel

A Capacitação on-line sobre Biodiesel é um dos lançamentos do VII Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel,  que acontece de 04 a 07 de novembro em Florianópolis (SC). Saiba mais sobre o congresso no site www.congressobiodiesel.com.br

 

O evento, promovido pela Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel (RBTB) em parceria com a Embrapa Agroenergia e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.

Mais informações sobre o Congresso de Biodiesel também podem ser obtidas pelo e-mail: biodiesel2019@fbeventos.com ou pelo telefone (43) 3025-5223. Acompanhe as novidades também nos perfis do congresso nas redes sociais.

Continuar lendo

Comente esta matéria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar