Aumento no preço de fertilizantes encareceu os gastos da atividade 2,2% em relação ao mês anterior.
Na última semana, o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou o relatório semanal com o andamento das lavouras de soja e milho em Mato Grosso. Sem alterações de produção e área em relação à semana passada, a colheita de soja no estado já pode ser considerada finalizada, com 99,9% da área colhida, até o dia 20/4.
As regiões Nordeste e Sudeste são ainda as que restam para a conclusão das operações em campo.
O Imea divulgou o custo de produção da safra 2018/2019 de soja em Mato Grosso, referente a março. Com um crescimento de 2,2% em relação ao relatório anterior, o custo total atingiu R$3.530,65/hectare.
Ainda que 2,9% menor que o registrado na safra anterior, esta nova revisão se tornou a maior, até então, para a safra 2018/2019, puxada pelos preços de fertilizantes.
Para o milho as estimativas de produção e área também se mantiveram em relação ao relatório anterior. Com a perspectiva de uma menor produção para a safra 2017/2018, a demanda pelo milho produzido pelos países vizinhos tende a permanecer aquecida.
Neste contexto, “a rota do milho” que será inaugurada poderá facilitar a entrada do milho do Paraguai na região Sul do Brasil.
Mato Grosso, que é grande fornecedor de milho para o Sul do país, deve se atentar a este cenário, que é ainda mais agravante em função da logística nacional precária. Com relação ao custo de produção referente a março, o custo total para o milho safrinha de alta tecnologia em Mato Grosso atingiu R$2.652,57/ha, apresentando um leve crescimento de 0,12% ante o último levantamento.
Porém, tal custo continua 5,2% abaixo do visto na safra 2017/2018.
Fonte: Scot Consultoria
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.