Após apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante as safras 2017/18 e 2018/19, da Agência, cuja amostra de fiscalização foi de 25 % da área plantada – cerca de 2,8 milhões de hectares – com baixos índices de autuações (1%), conclui-se que os produtores do Estado estão conscientes e seguindo amplamente as normas de Defesa Fitossanitária.
Outra preocupação levantada pelo grupo foi com o país vizinho, Paraguai, que não desenvolve a mesma metodologia de vazio sanitário, aumentando o potencial de inoculo (esporos) a cada safra, já que estes são trazidos pelos ventos.
Sob outra ótica, a disponibilidade de novos fungicidas eficientes, aliado a resistência desenvolvida pelo fungo causador (Phakopsora Pachyrhizi) aos produtos disponíveis no mercado, são fatores de preocupação dos especialistas.
O grupo ressaltou a importância do trabalho de fiscalização desenvolvido pelo IAGRO, em convênio com a Superintendência de Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nas últimas safras.
Para o coordenador de Agricultura da Semagro, Fernando Nascimento “Não obstante ao comportamento dos produtores sul-mato-grossenses, a doença é séria e pode comprometer a produção de soja em MS e no Brasil, por isto o Comitê deliberou que as medidas adotadas devem ser mantidas, aperfeiçoadas e integradas com outras que a pesquisa científica gerar para minimizar e controlar a doença”.
Ao concluir o encontro Fernando destacou a participação de representantes do Estado, no próximo dia 30 de maio, em Brasília, no evento que discutirá este tema, sob a coordenação do SENAR e do Ministério.
O Comitê é um órgão técnico composto por representantes da SEMAGRO, EMBRAPA, AGRAER, IAGRO, SFA/MAPA, UCDB, OCB/MS, CREA/MS, FAMASUL/SENAR, APROSOJA, FUNDAÇÃO MS, FUNDAÇÃO CHAPADÃO.
Fonte: Semagro | MS
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.