Em MS, produtor triplica capacidade de animais em pasto e já planeja abate mensal

Sem obter os resultados esperados para a propriedade de 300 hectares, no município de Paranaíba, o produtor rural Eduardo Freitas e o pai iniciaram, há cinco anos, a Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte, do Senar/MS

Hoje, os criadores triplicaram a capacidade de animais no pasto em apenas 50% da área e, planejam abater todos os meses, transformando a propriedade em uma empresa rural, com renda mensal. Esse é o nosso caso de sucesso da série “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

“No início, há cinco ou seis anos atrás, meu pai, que é o dono da propriedade, estava desanimado, porque não davam os números esperados, não tinha resultados. Foi quando conhecemos o Senar/MS, através de uma parceria muito grande com o Sindicato Rural de Paranaíba”, lembra Eduardo, que hoje faz a gestão da propriedade.

Uma das grandes diferenças promovidas pelo Senar/MS na propriedade foi a reforma de pastagem. “Hoje a gente já tem grande parte do capim renovado. E cinco anos atrás era aquela pecuária antiga, estava degradada, com pragas invasoras. E a gente vem fazendo esse acompanhamento com os técnicos do Senar/MS. Resumidamente mudou tudo. O Senar/MS, não só nas nossas vidas, mas transformou e renovou a fazenda. Uma pessoa que veio nessa propriedade há cinco anos e veio hoje ela fala: ‘cadê aquela fazenda?’. Foi assim que o Senar/MS abriu muitas portas para a gente”, resume.

O aumento na capacidade de animais foi a mudança mais visível na propriedade. “Era uma área que hoje é um rotacionado, de 75 hectares cada. Era uma área com dois pastos com 30 cabeças em cada um, ou seja, tinha 60 cabeças. Hoje eu consigo manter de 200 a 210 cabeças nessa área. Isso ai foi a inovação. A gente sempre procura crescer. E isso tem ocorrido trabalhando junto com o Senar/MS, que todo mês está aqui. Transformou a nossa vida e a vida útil da fazenda. Porque mudou os números, mudou o cálculo. Era a pecuária antiga e hoje em dia é a pecuária intensiva, que não para. A gente sempre quer crescer. E montando escala de abate mensal, montando escala de compra, para dentro de um ano eu não fazer uma compra ou abater uma vez no ano. Para propriedade viver mensalmente. Foi muito bom esse acompanhamento do Senar/MS nas nossas vidas e na vida da propriedade”, concluiu.

Fonte: Famasul

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Primeiro lote de ingressos para a 57ª Expoagro já está à venda
  • Notícias

Primeiro lote de ingressos para a 57ª Expoagro já está à venda

Estão abertas as vendas do primeiro lote de ingressos para os shows nacionais da 57ª…

2 dias ago
  • Notícias

Case IH anuncia 100% do seu portfólio renovado até 2028

Visitamos a fábrica da Case IH para conhecer antecipadamente 16 lançamentos que serão apresentadas na…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Missão empresarial aproxima Mato Grosso da abertura do mercado chinês para pulses e DDG, impulsionando…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: feriado de chuva e queda de temperatura na região Centro-Sul

Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estão entre as áreas mais afetadas, segundo o…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suinocultura experimenta retomada nas cotações, confira!

No mercado do suíno, preço do vivo sobe com demanda em alta e oferta controlada,…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mato Grosso atinge recorde histórico no esmagamento de soja, confira!

Em um movimento que reforça a força industrial do agronegócio mato-grossense, o mês de março…

3 dias ago