Curiosidades

Em 2020, Paris terá a maior fazenda suspensa do mundo com 14.000 m²

Plantações no topo de prédios usam novas técnicas de cultivo e tentam diminuir o impacto ambiental da produção de alimentos. Projeto será inaugurado em 2020 em Paris.

Uma fazenda de aproximadamente 14.000 m² começará a funcionar no sudoeste de Paris em 2020. Será a maior fazenda suspensa do mundo e a maior plantação urbana da Europa.

A plantação ficará no topo do edifício do Paris Expo Porte de Versailles, um centro de exposições que está sendo revitalizado.

A novidade não é tanto a agricultura urbana em grande escala, já presente em cidades como Haia, na Holanda, e Xangai, na China, mas a técnica: a fazenda parisiense irá aplicar uma técnica própria de cultivo aeropônico vertical, com um sistema de irrigação fechado e sem uso de terra, o que minimiza o risco de poluentes contaminarem os alimentos produzidos.

paris 2020

O edifício contará com bar e restaurante cujo cardápio será composto a partir dos produtos cultivados no local. Também serão oferecidos tours educativos, workshops e eventos relacionados à agricultura urbana. Moradores da região poderão alugar pequenos espaços, em caixas de madeira, para plantar hortas próprias.

A fazenda será mantida por três empresas, a Agripolis e a Culture en Ville, da área de agricultura urbana, e a rede de restaurantes Le Perchoir. As três são parceiras da Viparis, companhia que gerencia esse e outros centros de exposições da cidade.

Até 2020, Paris se comprometeu a plantar 100 hectares de vegetação. Um terço dessa área será dedicado à agricultura urbana.

ABRALEITE
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo