DSM e Embrapa uniram-se para o melhoramento da produção leiteira

Uma parceria acaba de ser fechada entre a DSM, detentora da marca Tortuga e maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil e a Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora para o desenvolvimento de tecnologias que melhorem a alimentação e a produtividade do gado

 

A Embrapa Gado de Leite, de Coronel Pacheco (MG), foi escolhida para ser o Centro Experimental de Gado de Leite da DSM para a América Latina.

O contrato, no valor de R$ 1,8 milhão, inclui diversas ações em parceria, entre elas: estágio com foco em pecuária de leite sediado na Embrapa com supervisão e seleção da DSM, de modo a formar profissionais com diferencial em manejo e nutrição; realização de dias de campo, workshop e treinamento, com foco no produtor rural e técnicos do setor; participação da DSM no “Ideas for Milk” – desafio de startups do agronegócio do leite – como empresa apoiadora e julgadora do evento; e presença de pesquisadores da Embrapa como palestrantes e provedores de conteúdo em eventos organizados pela DSM.

Além disso, o projeto conjunto conta com tecnologia aplicada no campo através da utilização do “GepLeite”, ferramenta desenvolvida pela Embrapa para gestão de propriedades leiteiras, em cooperativas parceiras da DSM, melhorando a gestão do produtor e a rentabilidade. Em contrapartida, o rebanho da fazenda escolhida como centro experimental será suplementado com os produtos da marca Tortuga, especificamente da linha Bovigold, referência em suplementos nutricionais para bovinos de leite, servindo como case para os clientes da companhia que farão visitas técnicas ao local comprovando a melhoria da produtividade do gado.

“A inovação na produção somente é alcançada em sua totalidade quando o conhecimento científico é aplicado a campo na forma de produto e de boas-práticas”

– A DSM acredita na colaboração entre indústria e centros de pesquisas como meio de impulsionar prosperidade econômica e avanços sociais, sem abandonar os valores sustentáveis. Nesse sentido, a parceria com a Embrapa pretende gerar frutos positivos para o mercado leiteiro – afirma Ariel Maffi, vice-presidente de ruminantes Brasil.

Para Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, o convênio marca um momento importante na história do setor.
– A inovação na produção somente é alcançada em sua totalidade quando o conhecimento científico é aplicado a campo na forma de produto e de boas-práticas. Os produtores de leite do Brasil só têm a ganhar com essa parceria com a DSM que possibilita a consolidação da transferência de conhecimento científico diretamente para o mercado – observa Paulo Martins.
DSM – Bright Science. Brighter Living.

 

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Vicente Delgado

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