Diversificação das cadeias produtivas é destaque em Mato Grosso

Mais de 200 pessoas, entre produtores rurais, técnicos agropecuários, estudantes e pesquisadores, participaram do Dia de Campo sobre Diversificação de Culturas, no Campo Experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Tangará da Serra. O objetivo do evento foi apresentar resultados de pesquisas e tecnologias voltadas para o agricultor familiar.

Durante a visita, os participantes percorreram cinco estações. Na primeira estação, o pesquisador Welington Procópio e o extensionista Eliel Ferreira Porto esclareceram sobre os trabalhos da extensão rural, pesquisa e Sistemas Agroflorestais executados no município. Na segunda, a pesquisadora Dolorice Moreti abordou sobre variedades produtivas de mandioca utilizadas na mesa e indústria.

Na terceira estação, o pesquisador Humberto de Carvalho Marcílio falou sobre genótipos de bananeira e o professor da Unemat, Roberto Savelli Martinez, sobre produtos biofortificados. A cultura do feijoeiro comum foi debatida na quarta estação e o pesquisador Valter Martins de Almeida apresentou a pesquisa e desenvolvimento de cultivares de feijão. Na última estação, o pesquisador Hélio Gaspar Kist destacou a cultura do abacaxizeiro e adubação orgânica.

O presidente da Empaer, Layr Mota Silva, destacou que o evento trouxe tecnologias significativas para a agricultura familiar, possibilitando lucro e renda. O Dia de Campo mostrou ainda o esforço e a dedicação dos pesquisadores em apresentar a evolução dos produtos e seu uso. “A maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia vem de outros Estados. Queremos virar esta página e isto começa em dia como este. Além de divulgar o trabalho, este dia visa consolidar a imagem da pesquisa, assistência técnica e extensão rural em Mato Grosso”, enfatiza.

O supervisor do Campo Experimental, Welington Procópio, explicou que o evento envolveu produtores rurais e a sociedade. A finalidade foi contribuir com a segurança alimentar e oferecer alternativa de produção para os agricultores. “Há muito tempo que a Empaer não fazia um evento desta magnitude em nosso município voltado para o agricultor familiar”, destaca.

Participaram do Dia de Campo o deputado federal, Ezequiel Fonseca; o prefeito de Tangará, Fábio Martins Junqueira; os diretores da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, Rogério Monteiro Costa e Silva; coordenador de Pesquisa e Fomento, Sebastião Campos, chefe do CRPTT, Nara Regina Gervini Souza, supervisores, pesquisadores, técnicos e funcionários da Empaer.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

5 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

9 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

9 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

10 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

13 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

13 horas ago