Pelas projeções da CONAB, divulgadas na semana passada, em 2021 o brasileiro está sujeito a contar com uma disponibilidade per capita de carnes inferior à de cinco anos atrás. Para 2016, o apontado foram 93,5 kg per capita das três carnes. O previsto para 2021 indica disponibilidade de 91,6 kg, redução de 2,1% em um quinquênio.
Embora esteja sendo prevista para o corrente exercício uma redução de quase 5% no volume de carne bovina, a queda na disponibilidade per capita total não resulta de uma menor produção. A de carne de frango deve aumentar 9% e a de carne suína perto de 17%, desempenhos que farão com que o volume global das três carnes, de pouco mais de 27,4 milhões de toneladas, seja 5,6% superior ao de 2016.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Ou seja: o que vem ocorrendo é um aumento significativo nas exportações das carnes bovina e suína que, em 2021, tendem a um aumento de embarques da ordem de 50%. Mas como a CONAB estima que as exportações de carne de frango (52% do total previsto) podem recuar quase 4% – em relação a 2016, ressalte-se -, o volume exportado deve aumentar 16%, bem acima da expansão na produção, estimada em 5,6%.
Frente a esse quadro, o maior aumento na disponibilidade per capita – adicional de 10,7% em relação aos 44,9 kg disponibilizados em 2016 – será proporcionado pela carne de frango. Serão quase 5 kg per capita a mais, que devem ajudar a minimizar a queda de 7,5 kg (22,1% a menos) prevista para a carne bovina. O estimado para a carne suína é um aumento de 5,2%, cerca de 700 gramas per capita a mais que em 2016.
Por Avisite
AGRONEWS – Informação para quem produz
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.