Dia de Campo mostra potencialidade de seis variedades de batata doce

Com objetivo de mostrar os aspectos agronômicos, nutricionais e econômicos de seis diferentes materiais genéticos de batata doce, foi realizado o Dia de Campo sobre a cultura, no Viveiro Municipal, na cidade de Guarantã do Norte (715 km ao Norte de Cuiabá). A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) implantou experimentos para avaliação das cultivares que foram conduzidas por cinco estudantes do curso de Tecnologia do Agronegócio de uma faculdade local. O evento contou com a participação de 88 pessoas, entre estudantes, professores, técnicos e outros. 

A engenheira agrônoma da Empaer, Ana Paula Ferreira de Almeida, fala que a Secretaria de Agricultura do município (Sedec), cedeu a área para o plantio irrigado de batata doce. Ela explica que os alunos realizaram a colheita após o plantio de 120 dias. A produtividade do cultivo de batata doce foi de 15,8 toneladas por hectares.

Durante a degustação, os participantes elegeram a batata biofortificada como a mais saborosa.

Conforme Ana Paula, as cultivares apresentadas foram separadas pelas seguintes características: casca e polpa alaranjada (Biofortificada), casca rosada e polpa creme, casca branca e polpa branca (folha larga), casca roxa e polpa roxa, casca branca e polpa amarela (crescimento em touceira) e casca branca e polpa creme (folha estreita). Esses materiais genéticos são oriundos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Durante o Dia de Campo os extensionistas da Empaer, Antônio Paulo Gedoz e Amâncio Antunes Marques, proferiram palestra sobre o tipo de clima, solo para cultivo da cultura, pós-colheita, comercialização, padrão e tamanho do produto para os mercados e outros. A professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Carolina Alves abordou a parte nutricional da batata, enfocando o uso na indústria para produção de bolos, sorvetes, doces e etc. No final do evento os participantes degustaram os seis tipos diferentes de batata doce. “A mais saborosa, segundo os participantes, foi a batata biofortificada que tem  a casca e polpa alaranjada”, salienta Ferreira.

O trabalho de pesquisa que foi executado no viveiro será utilizado também pelos estudantes do curso de Tecnologia do Agronegócio para conclusão do curso. A pesquisa foi conduzida pelos técnicos da Empaer em parceira com IFMT, Sedec e faculdade local. “Também mostramos para os estudantes, que em sua maioria são filhos de produtores rurais, o trabalho da Assistência Técnica e Extensão Rural”, enfatiza.

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo para o mês de abril, confira!

Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço médio da arroba do boi reflete impacto do 1º trimestre

No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…

3 dias ago
  • Mercado Investing
  • Notícias

Ovos: oscilações no mercado de grãos desafiam avicultura, confira!

Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…

3 dias ago
  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Como produzir 100 mil litros de leite por dia? Visitamos uma fazenda que faz isso

Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…

3 dias ago
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

4 dias ago