Previstas em, no máximo, 500 mil toneladas, as exportações de março das carnes suína, bovina e de frango in natura superaram as expectativas e ultrapassaram a marca das 520 mil toneladas. E quem mais contribuiu para esse incremento foi a carne de frango, cujo volume embarcado foi cerca de 15 mil toneladas maior que o originalmente previsto
O fato é que, graças ao desempenho acima do esperado, as três carnes alcançaram no mês resultado melhor que o registrado em fevereiro passado. E com aumentos significativos: de 21,31% na carne de frango, de 23,75% na carne bovina e de 35,25% na carne suína.
Porém, comparativamente a março de 2017, os resultados foram mais modestos, quando não negativos. Insere-se neste caso a carne suína, cujos embarques recuaram quase 12%. E se os embarques de carne de frango aumentaram apenas 2,31%, os de carne bovina acusaram acréscimo de 24,10%, o que possibilitou que o mês fosse fechado com um aumento global de volume ligeiramente superior a 5%.
Pena, somente, que o preço alcançado pelas três carnes continue em retrocesso. Assim, todas acabaram com valores negativos – tanto em relação ao mês anterior quanto ao mesmo mês do ano passado. Comparativamente a março de 2017 a perda maior recaiu sobre a carne suína, cujo preço médio retrocedeu quase 17%. O da carne de frango caiu 8,21% e o da carne bovina perto de 3,5%.
De toda forma, a receita cambial obtida apresentou o melhor resultado não só do ano, mas dos últimos cinco meses. Teve incremento significativo em relação a fevereiro passado (+21,93%) e comparativamente a março de 2017, embora afetada negativamente pelas carnes suína e de frango (queda de receita de, respectivamente, 26,77% e 6,09%), fechou o mês apresentando incremento global próximo de 1%, graças, exclusivamente, ao incremento de quase 20% de receita da carne bovina.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.