Mas encerrou o período com, quase, os mesmos baixos preços do início do mês. Ou seja: valorizou-se, como de hábito, na primeira quinzena e perdeu boa parte do ganho conquistado na segunda parte do mês.
Porém, o que mais ressaltou no comportamento do produto em junho passado foi a forte queda em relação aos preços registrados um ano antes. Ou seja: em junho de 2018 (quando, aliás, alcançou a maior cotação do ano que passou), o ovo foi comercializado por valor 12% superior ao mais recente e, desde então, vem sofrendo desvalorização que, obviamente, não está acompanhada na mesma proporção pela redução dos custos.
É verdade que, embora menos significativo que em algumas ocasiões anteriores, o desempenho do ovo neste ano vem sendo bem melhor que o observado no segundo semestre do ano passado, ocasião em que os preços registrados retrocederam, nominalmente, ao menor patamar registrado entre 2015 e 2018 (quatro anos). Ainda assim, a média dos seis primeiros meses de 2019 ficou cerca de 2,5% aquém da obtida nos mesmos seis meses de 2018.
Como o segundo semestre se inicia sob a égide das férias escolares, é difícil contar com alguma valorização do produto no decorrer do mês. Além disso, é impossível ignorar que, historicamente, os melhores preços do ano são registrados, quase invariavelmente, no primeiro semestre. Ou seja: estes próximos seis meses tendem a ser ainda mais desafiadores. A menos que o setor consiga controlar eficientemente a produção e, paralelamente, encontrar novos mercados para o produto.
Fonte: Avisite
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.