O consumo global de petróleo deve superar 100 milhões de barris por dia (bpd) nos próximos três meses, colocando pressão altista sobre os preços, embora crises em mercados emergentes e disputas comerciais possam ameaçar essa demanda, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira
O órgão com sede em Paris manteve sua projeção de forte crescimento na demanda global por petróleo neste ano, em 1,4 milhão de bpd, e também não alterou sua previsão para 2019, de outra alta de 1,5 milhão de bpd.
“As coisas estão se apertando”, disse a agência que assessora governos do Ocidente em política energética em seu relatório mensal. “O intervalo de preços para o Brent de entre 70 e 80 dólares o barril, visto desde abril, pode ser testado”, adicionou a IEA.
Mas a agência ressaltou que a demanda em alta também precisa ser verificada.
“Conforme avançamos para 2019, um possível risco para nossa projeção está em algumas economias emergentes, parcialmente devido a depreciações cambiais contra o dólar dos EUA que elevam o custo de importações de energia. Além disso, há um risco ao crescimento devido à escalada das disputadas comerciais”, disse a IEA.
A demanda de países que não pertencem à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), liderada por China e Índia, deve subir em 1,1 milhão de bpd, para 51,6 milhões de bpd neste ano, e em 1,2 milhão de bpd em 2019, para 52,8 milhões de bpd, segundo a agência.
“Nós estamos entrando em um período muito crucial para o mercado de petróleo. A situação na Venezuela pode se deteriorar ainda mais rápido, conflitos podem voltar na Líbia e os 53 dias até 4 de novembro vão revelar mais decisões tomadas por países e empresas em respeito às compras de petróleo do Irã”, adicionou a IEA, em referência ao dia em que as sanções dos EUA ao Irã passam a vigorar.
“Ainda é preciso ver se outros produtores decidirão aumentar sua produção”, apontou.
Fonte: Reuters
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.