De olho na produtividade do milho da 2ª safra 2017/2018

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), até o dia 21 de maio, 1,0% da área semeada com milho de segunda safra (2017/2018) havia sido colhida no Paraná

 

A área com a cultura diminuiu 11,1% nesta temporada, em relação à passada, e a produtividade deverá ser 15,3% menor, em função, principalmente, da falta de chuvas no estado.

Com isso, a produção paranaense está estimada em 10,0 milhões de toneladas na safra de inverno, 24,7% menos quer o colhido anteriormente.

Ainda segundo o Deral, 20,0% das lavouras no estado estão em condições ruins, 44,0% em condições medianas e 36,0% em condições ruins.

Em Mato Grosso, a área de milho de segunda safra diminuiu 3,6% em 2017/2018, em relação à safra passada, totalizando 4,6 milhões de hectares. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A produtividade média deverá ser 10,1% menor e a produção no estado deverá recuar 13,4% frente a 2016/207, somando 26,4 milhões de toneladas.

A menor oferta prevista para este ciclo no país, devido às condições climáticas adversas (principalmente no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais), tem dado sustentação às cotações no mercado interno.

Além disso, a greve impactou na disponibilidade imediata do grão e “ajudou” a travar os negócios neste final de maio.

A expectativa é de que o cenário siga firme até a colheita da segunda safra ganhar força no país, ou seja, até meados de junho.

Fonte: Scot Consultoria

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Primeiro lote de ingressos para a 57ª Expoagro já está à venda
  • Notícias

Primeiro lote de ingressos para a 57ª Expoagro já está à venda

Estão abertas as vendas do primeiro lote de ingressos para os shows nacionais da 57ª…

2 dias ago
  • Notícias

Case IH anuncia 100% do seu portfólio renovado até 2028

Visitamos a fábrica da Case IH para conhecer antecipadamente 16 lançamentos que serão apresentadas na…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Missão empresarial aproxima Mato Grosso da abertura do mercado chinês para pulses e DDG, impulsionando…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: feriado de chuva e queda de temperatura na região Centro-Sul

Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estão entre as áreas mais afetadas, segundo o…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suinocultura experimenta retomada nas cotações, confira!

No mercado do suíno, preço do vivo sobe com demanda em alta e oferta controlada,…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mato Grosso atinge recorde histórico no esmagamento de soja, confira!

Em um movimento que reforça a força industrial do agronegócio mato-grossense, o mês de março…

3 dias ago