Lançado em 2015 com o desafio de discutir com os agricultores mato-grossenses o sistema de produção atual, o Simpósio Agroestratégico será realizado neste ano no dia 7 de julho, em Cuiabá. O tema central será “Influências e Ferramentas Climáticas e de Gestão” e o público alvo continua sendo formado por produtores rurais, técnicos e pesquisadores.
O Diretor Técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Nery Ribas, explica que tanto as variações climáticas como o foco na gestão da propriedade rural são demandas atuais do agricultor. “Tivemos um ciclo de soja muito impactado pela escassez e irregularidade de chuva e pelas altas temperaturas. No simpósio, queremos debater o que está ao alcance dos produtores para ‘lidar’ com o clima”, observa.
Para tratar do tema, o engenheiro agrônomo Dr. Antônio Luiz Fancelli (Esalq) fará palestra sobre as interferências fisiológicas nas plantas causadas pelo clima. Fancelli é ex-professor do Departamento de Produção Vegetal da Esalq, com mestrado em Fitotecnia e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas.
Outro especialista que tratará do assunto será Marco Antônio dos Santos, engenheiro agrônomo e agrometeorologista da Somar Meteorologia, que falará sobre “Tendências Climáticas”.
A gestão da propriedade, o outro assunto central do simpósio, também vem gerando demandas por parte dos agricultores representados pela Aprosoja. “Em momentos de crise conjuntural, como a que estamos vivendo, faz muita diferença o que cada um consegue desenvolver dentro da porteira”, afirma Nery.
Caberá ao sócio-diretor da Horizon Company, o agrônomo Leonardo Sologuren, a condução da palestra “O que falta é gestão!”. Já o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, falará sobre o perfil do agricultor mato-grossense.
Realizado no mesmo dia do lançamento do Circuito Aprosoja 2016, o Simpósio Agroestratégico terá ainda uma palestra sobre eficiência produtiva, com o biólogo Sérgio Abud, técnico da Embrapa Cerrados especializado em genética e biologia molecular.
A expectativa dos organizadores é que neste ano o Simpósio receba cerca de 300 participantes de todo o estado. O evento será realizado no Centro de Eventos Pantanal.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.