Capital do agronegócio brasileiro entra em crise financeira
Em apenas três dias após assumir o comando da capital mato-grossense, o prefeito Abilio Brunini (PL) decretou Calamidade Financeira em Cuiabá. A medida, anunciada na última sexta-feira (3) e publicada no Diário Municipal, visa conter a crise fiscal herdada da gestão anterior e terá duração de 180 dias, com possibilidade de prorrogação.
A decisão drástica reflete a situação preocupante dos cofres públicos, que ameaça o pagamento de salários e a manutenção de serviços essenciais à população. Em suas redes sociais, Abilio revelou um cenário alarmante: o dinheio em caixa não é suficiente para cobrir uma folha de pagamento que chega a R$ 78 milhões.
“Teremos que fazer cortes radicais em despesas supérfluas“, afirmou o prefeito, enfatizando a impossibilidade de manter a saúde e outros serviços básicos caso ambas as folhas de pagamento (referentes a novembro e dezembro) sejam quitadas no mesmo mês. A crítica à gestão anterior foi direta: “O ex-prefeito efetuou pagamentos no dia 2 que não deveriam ter sido feitos“.
O decreto de calamidade estabelece uma série de medidas emergenciais, incluindo:
Entre os fatores que levaram à decretação da calamidade financeira, o documento destaca:
Os próximos 180 dias serão cruciais para a capital mato-grossense. A gestão de Abilio Brunini terá o desafio de reestruturar as finanças municipais, buscando alternativas para garantir o funcionamento da máquina pública e o bem-estar da população. As medidas de austeridade, inevitáveis nesse momento, certamente impactarão diversos setores, exigindo transparência e diálogo com a sociedade.
AGRONEWS é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.