Cresce adesão aos sistemas integrados no Brasil

Área coberta pelas tecnologias já chega a 11,5 milhões de hectares. Avanço sobre as terras de pecuária foi de 10% nos últimos cinco anos.

Pesquisa patrocinada pela Rede de Fomento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e elaborada pelo Kleffmann Group em parceria com a Embrapa Meio Ambiente mostra o crescimento na adesão do setor agropecuário brasileiro a sistemas de integração, seja lavoura-pecuária-floresta (ILPF) ou outros.

De acordo com o levantamento, no Brasil, as áreas com algum tipo de integração já somam 11,5 milhões de hectares. Por Estados, o Mato Grosso do Sul é o que tem maior destaque, com 2 milhões de hectares; seguido por Mato Grosso (1,5 milhão); Rio Grande do Sul, (1,4 milhão); Minas Gerais (1 milhão), e Santa Catarina (680 mil ha).

Considerando o período de cinco anos para cá, o crescimento em área foi de 1% entre as terras agrícolas e de 10% entre as terras pecuárias. As estratégias de atuação variam.

No caso dos produtores de grãos, segundo a pesquisa, o cenário é praticamente homogêneo, com 99% tendo aderido ao sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), e uma parcela ínfima se dividindo entre a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e o sistema de integração lavoura-floresta (ILF).

Já na pecuária, a preferência de 83% dos produtores é pelo ILP, seguido do ILPF, com 9%, e do IPF, pecuária-floresta, com 7%.

Motivação – A pesquisa também revelou que para os produtores de grãos os principais fatores que justificam a adoção da tecnologia estão relacionados ao aumento da produtividade e ao incremento na resiliência dos sistemas produtivos – que traria diminuição dos riscos financeiros da atividade.

Os pecuaristas, por sua vez, atribuem a motivação à possibilidade de reduzir impactos ambientais, demanda que vem da sociedade e dos mercados consumidores de carne. Além disso, a integração é vista como forma de recuperar pastagens.

Amostragem – Ao todo, foram entrevistadas 7.909 pessoas, compreendendo 3.105 pecuaristas de leite e corte em todos os estados; 2.958 produtores de soja nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins; e 1.846 produtores de milho nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A pesquisa identificou os principais tipos de sistemas adotados, além de informações complementares. Os dados abrangem o perfil das propriedades e dos produtores; nível de tecnificação; entraves e perspectivas; vantagens que conduziram à decisão ou mesmo à desistência durante o processo, e fontes de informação consultadas.

De olho no futuro – De acordo com material de divulgação da Embrapa Meio Ambiente, a pesquisa é fundamental no sentido de orientar políticas públicas e mostrar a efetividade do Programa ABC como impulsionador da adoção de tecnologias resilientes e sustentáveis para a agropecuária brasileira.

Maurício Lopes, presidente da Embrapa, destacou que o Brasil é um dos poucos países no mundo com grandes extensões de terras com aptidão para uso agrícola sustentável. Segundo ele, o país poderá se tornar o líder global em intensificação baseada em tecnologias “poupa-recursos”, de baixa emissão de carbono e em ganhos na produtividade da terra.

“Os dados revelados pela pesquisa mostram que a agropecuária brasileira está em sintonia com as demandas globais por mitigação e adaptação à realidade de mudanças climáticas, ao novo Código Florestal brasileiro e ao novo padrão de consumo definido por uma sociedade cada vez mais engajada nas causas ambientais”, disse.

Portal DBO com informações da Embrapa

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

6 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

6 dias ago