Em meio a todo esse caos, muitas pessoas estão se perguntando: mas esse tal de novo coronavírus pode afetar os cachorros e gatos também?
Bom, primeiro é importante deixar claro que os animais domésticos não são transmissores da COVID-19. Ao que tudo indica, ela é uma zoonose que veio dos morcegos e o coronavírus, de alguma maneira, conseguiu sofrer uma mutação e começar a afetar os humanos. Porém, não tem nada a ver com cães e gatos.
A confusão existente sobre a possibilidade de transmissão da doença por meio dos pets veio graças a uma afirmação infeliz feita por uma cientista chinesa em meio ao surto que estava acontecendo em Wuhan. Essa informação equivocada acabou gerando muitos abandonos e sacrifícios de animais domésticos no país asiático.
Sim, mas, por enquanto, tudo indica que não podem ter o COVID-19. O professor doutor da USP, Paulo Eduardo Brandão, em entrevista ao Vet Smart, conta que o caso de um pet com a nova doença, que foi divulgado na China, acabou se tornando uma grande fake news.
Siga-nos no facebook e instagram
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há nenhuma evidência de que os animais de estimação possam ser contaminados pelo COVID-19. Entretanto, cães e gatos podem pegar uma versão canina e felina dos coronavirus, que age de uma maneira completamente diferente e pode ser evitada por meio de vacinas anuais.
Nos cachorros, existem duas espécies: entérico canino (CCoV) e o respiratório canino (CRCoV). O primeiro, e mais comum, gera um problema gastroentérico, que deixa os cães com diarréia e é transmitido por meio das fezes. O segundo, que são casos mais raros, pode chegar a causar problemas respiratórios. Ambas coronaviroses, mesmo que comuns, podem ser fatais.
Nos gatos, a doença afeta a região abdominal, gera Peritonite Infecciosa Felina (PIF) e é causada pelo coronavírus felino (FCov). Alguns sintomas da doença são febre, perda de peso, falta de apetite e sinais neurológicos.
Dessa forma, até o momento não existe nenhuma evidência de que o COVID-19 possa afetar os pets. Entretanto, é importante não esquecer de proteger os cachorrinhos e gatinhos, anualmente, com as devidas vacinas contra os coronavírus caninos e felinos.
AGRONEWS BRASIL – INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ
Fonte: Megacurioso
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.