Olá, hoje vamos trazer 10 curiosidades sobre o Agronegócio, que apresenta muitas vezes um cenário desconhecido por várias pessoas. Então vamos lá?

1 – Existem mais bois do que pessoas no Brasil.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, a população de gado bovino no país era de 218,23 milhões de cabeças. Já o censo demográfico apontava população 207 milhões de habitantes.

 

2 – O maior exportador de suco de laranja do mundo é o Brasil.

894.669 toneladas de suco de laranja entre 2016 e 2017. De cada dez copos de sucos bebidos no mundo, seis são de origem brasileira.

 

Confinamento bovino3 – 70% da produção mundial de aveia e 80% do farelo de soja e milho são de consumo animal.

Tanto a Aveia quanto os farelos de soja e milho tem como produto final rações para animais.

 

4 – O escritor Machado de Assis foi funcionário do órgão que deu origem ao Ministério da Agricultura.

Quem diria não é mesmo?

 

5 – É preciso tirar CNH para conduzir máquinas agrícolas.

Além disso, o trator de roda e os equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas poderão ser conduzidos em via pública também por condutor habilitado na categoria B. (Redação dada pela Lei nº 13.097, de 2015)

 

6 – O Brasil possui uma lei federal que proíbe o uso de expressões como “couro ecológico” ou “couro sintético”.

A lei de 1965 determina que apenas artigos que tenham sido feitos em pele animal podem receber a denominação “couro”.

 

7 – Quem produz no bioma Amazônico preserva 80% da área total da propriedade.

O Código Florestal brasileiro institui as regras gerais sobre onde e de que forma o território brasileiro pode ser explorado ao determinar as áreas de vegetação nativa que devem ser preservadas e quais regiões são legalmente autorizadas a receber os diferentes tipos de produção rural. Lei determina que os tamanhos das reservas são de 80% em áreas de florestas da Amazônia Legal.

Veja também  Conheça a nova dança PSICO CAIPIRA

 

8 – O Estado de Rondônia é um polo de produção de café.

A cafeicultura de Rondônia tem passado por mudanças positivas nos últimos anos, com destaque para o aumento da eficiência produtiva e crescimento do volume da safra.

 

Agronegócio9 – Em 2017, o agronegócio representou 23,5% do PIB total brasileiro.

A maior participação nos últimos em 13 anos, além disso a criação de empregos foi a mais alta em 5 anos nos setores de agricultura e produção de carne, os únicos segmentos da economia que aumentaram o emprego.

 

10 – A China é o maior produtor mundial de trigo, com aproximadamente 130 milhões de toneladas, seguido pela Índia (90 milhões de toneladas) e os EUA e Rússia, com mais de 60 milhões de toneladas cada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: