Confira a previsão do tempo para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2025

Veja a seguir a previsão do tempo para o primeiro trimestre de 2025.

Região Norte

A previsão do tempo, realizada pelo INMET/INPE/FUNCEME para os meses de janeiro a março de 2025, indica condições favoráveis para o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica (média histórica) no sudeste do Pará e centro-oeste de Rondônia (Figura 3a).

Nos estados do Acre, Roraima, Amapá, Pará, Amazonas e sul de Rondônia, a tendência é de condições favoráveis para chuvas próximas ou acima da média durante o trimestre. A temperatura média do ar deverá prevalecer acima da média climatológica em praticamente toda a região, com valores podendo ultrapassar em 0,5ºC ou mais a média histórica do período (Figura 3b).

Região Nordeste

A previsão climática indica condições favoráveis de chuvas abaixo da climatologia, principalmente no centro-leste da Região Nordeste, durante os meses de janeiro a março/2025 (Figura 3a). Vale notar que a análise de outros modelos consultados indica que a porção noroeste da Região Nordeste poderá ser favorecida com chuvas acima da climatologia.

São previstos valores de temperatura do ar acima da média histórica em toda a região nos próximos meses, principalmente no Maranhão, Piauí, oeste da Paraíba, de Pernambuco e grande parte da Bahia. Nessas localidades as temperaturas podem ficar mais de 1°C acima da climatologia (Figura 3b).

Região Centro-Oeste

Nessa região, a tendência para o verão é de chuvas próximas ou abaixo da média histórica em praticamente toda região, exceto no oeste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas próximas ou ligeiramente acima da climatologia do trimestre (Figura 3a).

Quanto às temperaturas, a previsão indica predomínio de valores acima da média climatológica nos próximos meses (Figura 3b).

Região Sudeste

Para a Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de condições favoráveis a chuvas ligeiramente abaixo da climatologia em toda a região. Porém, tratando-se do período historicamente chuvoso dessa região, não se descarta a ocorrência de chuvas expressivas, por exemplo durante a ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Para a temperatura, as previsões indicam valores acima da média.

Região Sul

A previsão indica condições favoráveis para a ocorrência de chuva abaixo da média em toda Região, com exceção do leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina, onde os totais podendo atingir valores próximos da climatologia (Figura 3a).

Para a temperatura, as previsões indicam valores predominantemente acima da média durante os meses do verão.

Figura 3: Previsão de anomalias de (a) precipitação (chuva) e (b) temperatura média do ar para o trimestre janeiro, fevereiro e março/2025, elaborada conjuntamente pelo INMET, CPTEC/INPE e FUNCEME

AGRONEWS é informação para quem produz

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

3 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

3 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

6 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

6 dias ago