Confira a previsão do tempo entre os dias 08 e 14 de outubro

Confira a previsão do tempo de acordo com dados do INMET a seguir

De acordo com a previsão do tempo, essa semana será marcada por grandes volumes de chuvas no centro-sul do país. A Figura 3 apresenta a previsão de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando que os volumes podem ultrapassar 100,0 mm (representados em tons de vermelho e rosa).

Para a Região Norte, áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores acima 50,0 mm no noroeste do Amazonas. Pancadas de chuva isoladas não estão descartas nas demais áreas da Região, com exceção do centro-sul onde a chance de chuva é pequena.

Na Região Nordeste a previsão do tempo indica tempo quente e seco. No entanto, a partir da quarta-feira (10), espera-se um aumento na nebulosidade especialmente do extremo sul da região que pode gerar instabilidades, resultando em pancadas de chuva isoladas. Há ainda, previsão de ventos costeiros e ventanias no interior da região, principalmente no final da semana.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste há um aumento de nebulosidade, com previsão do tempo com pancadas de chuva, que podem ser volumosas, em especial na quarta-feira (09) e quinta-feira (10), com possível queda de granizo. Essas mudanças estão associadas ao alinhamento da convergência de umidade na porção central do país (padrão de primavera). No norte do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, não se descartam pancadas de chuva isoladas.

Na Região Sul, a semana começa com tempestades no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, devido a atuação de um cavado na região. Porém, a partir da quinta-feira (10), a passagem de um sistema frontal, com volumes de chuva que podem ultrapassar 70,0 mm. O sistema avança para os outros estados da Região e que contribui no alinhamento da convergência de umidade para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, a partir do dia 13, será de condições mais estáveis.

Figura 3: Previsão do tempo (08 a 14 de outubro de 2024). Fonte: INMET.

Temperatura

Para os próximos dias estão previstas temperaturas elevadas em áreas do Centro-Oeste e Norte do país, com máximas podendo superar os 40°C no decorrer da semana. Além disso, os baixos índices de umidade relativa do ar também se destacam no início da semana, na porção central do país e Região Nordeste.

Especificamente dia 11 de outubro (Figura 4), as temperaturas máximas podem ultrapassar 40°C em áreas da Região Norte e Mato Grosso. Com máximas que podem superar os 35°C em áreas dos Estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. Já na faixa leste do país, desde o Rio Grande do Norte até áreas da Região Sul, as máximas serão mais amenas e não deverão ultrapassar os 33°C.

Figura 4: Previsão do tempo de temperatura máxima para o dia 11 de outubro de 2024 às 15h (horário de
Brasília). Fonte: INMET.

As temperaturas mínimas podem superar 24°C em áreas das Regiões Norte e Centro-Oeste, pontualmente pode superar os 26°C em áreas do Amazonas, Pará e Mato Grosso. Já em áreas serranas entre Bahia e o norte de Minas Gerais, as mínimas podem ficar abaixo dos 18°C.

No decorrer da semana e especificamente no dia 11 de outubro (Figura 5), está previsto, um declínio da temperatura associado a alta pressão pós-frontal. Nas demais áreas, as temperaturas poderão ultrapassar 23°C. Veja mais notícias clicando aqui.

Figura 5: Previsão de temperatura mínima para o dia 11 de outubro de 2024 às 6h (horário de
Brasília). Fonte: INMET.
Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: áreas do Rio Grande do Sul têm previsão de tempestade até sexta-feira (9)

De acordo com a previsão do tempo, a região da campanha pode ser uma das…

10 horas ago
  • Mato Grosso
  • Notícias

Produtores reforçam compromisso com a logística reversa e a sustentabilidade em Mato Grosso

No Brasil, 100% das embalagens de defensivos agrícolas são devolvidas após o uso, e 95%…

11 horas ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Safra 2024/25 de algodão em Mato Grosso surpreende e projeta alta na produtividade mesmo com desafios climáticos

Apesar de um ciclo anterior com rendimento abaixo do esperado, a produção da safra 2023/24…

16 horas ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Safra de milho 2024/25 em Mato Grosso cresce com força e projeta produção recorde

Com chuvas bem distribuídas e condições climáticas favoráveis, o desenvolvimento das lavouras garantiu uma revisão…

17 horas ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mato Grosso registra safra de soja recorde com expansão de área, confira!

Avanço tecnológico e clima favorável impulsionam crescimento da soja em Mato Grosso, que atinge 50,89…

1 dia ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço da vaca gorda subiu, mas pressão de mercado sinaliza recuo nas próximas semanas

O mercado da arroba da vaca gorda registrou forte valorização no fechamento de abril de…

2 dias ago