Confira a previsão do tempo de 31 de março à 07 de abril

Veja a seguir a previsão do tempo para este início de mês, de acordo com dados da INMET

A Figura 1 apresenta a previsão de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicando chuva concentradas em grande parte da Região Norte, norte da Região Nordeste, áreas pontuais das regiões Centro-Oeste e Sul, bem como o leste da Região Sudeste. Nestas áreas, os acumulados podem ultrapassar 80 mm (tons em vermelho) durante a semana. Já no interior da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do norte de Minas Gerais e leste de Goiás, a tendência é de ocorrência de chuvas com acumulados abaixo de 20 mm (tons em azul).

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se concentrar no oeste do Amazonas, Pará, Amapá, além do norte do Tocantins e oeste de Rondônia, com acumulados que podem ultrapassar os 80 mm (tons em vermelho e rosa). Menores volumes são previstos para o Acre, Rondônia, além do sul do Pará e de Tocantins, com valores abaixo de 40 mm.

Na Região Nordeste, áreas de instabilidades devido a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a precipitação no norte do Maranhão e do Piauí, litoral do Ceará, onde são previstos volumes de chuva acima de 60 mm (tons em laranja e vermelho). Na faixa leste da região, que vai desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, são previstos acumulados inferiores a 20 mm. Em áreas da parte central da Bahia e interior dos Estados Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, pode não haver registro de chuva, bem como redução da umidade relativa do ar, com valores abaixo de 50%.

Na Região Centro-Oeste, a previsão é de chuvas mais localizadas sobre o Mato Grosso, oeste de Goiás e do Mato Grosso do Sul, com acumulados que podem superar os 50 mm nos próximos dias. No restante da região, são previstos menores volumes de chuva e no final da semana, o calor e a umidade podem provocar chuvas em áreas do nordeste de Goiás e Distrito Federal.

Na Região Sudeste, são previstas chuvas acima de 60 mm no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, durante a semana. A partir do dia 05 de abril, são previstos acumulados de chuva mais significativos, que podem ultrapassar os 100 mm em áreas do Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro (incluindo região Serrana e a capital). No centro-norte de Minas Gerais, a tendência é de tempo firme e algumas localidades do centro-oeste de São Paulo podem registrar volumes inferiores a 20 mm.

Na Região Sul, a semana começa com o avanço de uma frente fria, que provocará acumulados de chuva significativos no leste e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste e leste do Paraná, com volumes que podem ultrapassar os 40 mm. Especialmente o Rio Grande do Sul, terá temporais isolados, que podem ser acompanhados de descargas elétricas e granizo até o dia 03 de abril. No entanto, o tempo deverá ficar mais estável a partir do dia 05 de abril. Clique aqui e acompanhe diariamente a previsão do tempo.

Figura 1: Previsão de chuva (31 de março a 07 de abril de 2025). Fonte: INMET

AGRONEWS é informação para quem produz

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Dicas de Especialistas
  • Notícias

Reunião em Cuiabá exibe desafios e sinaliza novos caminhos para a pecuária de leite

Na zona rural de Cuiabá, um Brasil que poucos veem pulsa com força e resiliência.…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Algodão: produtores de Mato Grosso aproveitam janelas favoráveis e mantêm ritmo de comercialização

Safra atual avança no ritmo das oportunidades, enquanto incertezas freiam negociações antecipadas da próxima temporada…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Suíno: exportação de carne suína atinge cifras históricas, confira!

As exportações de carne suína alcançaram em abril de 2025 patamares impressionantes, confirmando o vigor…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Soja em Mato Grosso: avanço expressivo nas vendas da safra 2024/25 aquece o mercado

O mercado de soja em Mato Grosso apresentou um avanço relevante em abril de 2025,…

2 dias ago
  • Mato Grosso
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preço do leite em Mato Grosso segue trajetória de alta e se aproxima de picos históricos, confira!

O setor leiteiro mato-grossense segue em franca recuperação de preços, consolidando, em março de 2025,…

2 dias ago
  • Notícias

Atenção produtor! Vazio sanitário da soja inicia em junho

Vazio sanitário da soja começa em junho. Medida combate a ferrugem asiática. Calendário com os…

3 dias ago