Confira a previsão do tempo de 17 à 24 de março

Veja a seguir o boletim meteorológico desta semana

A Figura 1 apresenta a previsão de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicando chuva concentradas em grande parte das regiões Norte, Nordeste, além de parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Nestas áreas, os acumulados podem ultrapassar 80 mm (tons em vermelho) durante a semana. Já no centro-leste da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, assim como o sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, e grande parte da Região Sul, a tendência é de ocorrência de chuvas com acumulados abaixo de 20 mm (tons em azul).

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva irão se concentrar na faixa que vai desde o centro-leste do Pará até o oeste do Amazonas, devido a entrada dos ventos alísios, que trazem grande quantidade de umidade do Oceano Atlântico equatorial ao longo da semana. Os acumulados podem ultrapassar os 60 mm (tons de laranja e vermelho). Menores volumes são previstos para Roraima, nordeste do Amazonas, noroeste do Pará e Amapá, além do sudoeste do Tocantins, com valores abaixo de 40 mm.

Na Região Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a precipitação no norte do Maranhão e do Piauí, litoral do Ceará e parte do Rio Grande do Norte, com volumes de chuva previstos acima de 80 mm (tons em vermelho) e ventos de até 100 km/h. Na faixa leste da região, que vai desde a Paraíba até o centro-leste da Bahia, são previstos acumulados inferiores a 20 mm e em algumas localidades pode não haver registro de chuva.

Na Região Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade mantém as áreas de instabilidade no norte e sul do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com acumulados que podem superar os 80 mm, principalmente a partir do dia 19. Em grande parte do Mato Grosso do Sul, a tendência é de chuvas irregulares, com menores acumulados previstos para o centro-sul do Estado e maiores volumes concentrados na parte norte.

Na Região Sudeste, são previstas chuvas acima de 60 mm na divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do nordeste de São Paulo, a partir do dia 19. No norte de Minas Gerais, a tendência é de tempo firme e algumas localidades do centro-sul de São Paulo podem registrar volumes inferiores a 10 mm.

Em grande parte da Região Sul, a massa de ar seco mantém o tempo estável ao longo da semana. No leste de Santa Catarina pode haver aumento de nebulosidade e pancadas de chuva no início da semana, porém o final de semana será de tempo aberto. Clique aqui e acompanhe diariamente a previsão do tempo.

previsão do tempo
Figura 1: Previsão de chuva (17 a 24 de março de 2025). Fonte: INMET

AGRONEWS é informação para quem produz

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile