Confira a previsão do tempo de 10 à 17 de março

A Figura 1 apresenta a previsão de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicando chuva concentrada em grande parte das regiões Norte, Centro-Oeste e norte da Região Nordeste. Nestas áreas, os acumulados podem ultrapassar 80 mm (tons em vermelho) durante a semana, assim como, em parte do Paraná e leste da Região Sudeste. Já no interior da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, oeste de São Paulo, oeste do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, a tendência é de ocorrência de chuvas com acumulados abaixo de 20 mm (tons em azul).

Em grande parte da Região Norte, as instabilidades associadas ao calor e à alta umidade mantêm as pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 50 mm (tons de amarelos) em grande parte da região. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) posicionada mais a sul, provocará acumulados acima de 80 mm no Amapá e nordeste do Pará. Já no centro-sul do Pará e Tocantins são previstos menores volumes de chuva.

Na Região Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecerá a precipitação no norte do Maranhão, do Piauí e litoral do Ceará, com previsão de volumes de chuva acima de 80 mm (tons em vermelho) e ventos de até 100 km/h. Na faixa leste da região, na faixa que vai desde o Rio Grande do Norte até Sergipe, além do sul do Ceará, as chuvas poderão ocorrer em pontos isolados na forma de pancadas de chuva, com acumulados inferiores a 30 mm. Tempo firme nos próximos dias, na parte central da Bahia, oeste de Pernambuco e de Alagoas, além do sudeste do Piauí.

Na Região Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade mantêm as áreas de instabilidade no Mato Grosso, noroeste de Goiás, com pancadas de chuvas ao longo da semana, com acumulados que podem superar os 80 mm. No entanto, para o sul e leste de Goiás e grande parte do Mato Grosso do Sul, a tendência é de chuvas irregulares a partir do dia 12 de março, com menores acumulados e valores abaixo de 20 mm.

Na Região Sudeste, o avanço de uma frente fria favorece a ocorrência de chuvas intensas no início desta semana em partes do Rio de Janeiro, o sul de Minas Gerais e a região metropolitana de São Paulo. Chuvas acima de 60 mm são previstas ao longo da semana. No interior de São Paulo, centro e norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, a tendência é de tempo firme, porém em algumas localidades podem registras volumes inferiores a 10 mm.

A Região Sul inicia a semana com tempo firme no centro-sul do Rio Grande do Sul. A tendência é de aumento de nebulosidade e pancadas de chuva, a partir de quarta-feira sobre o nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná, com acumulados que podem ficar acima de 50 mm. Clique aqui e veja diariamente a previsão do tempo.

Figura 1: Previsão de chuva (10 a 17 de março de 2025). Fonte: INMET

AGRONEWS é informação para quem produz

Share
Published by
Dany Balieiro

Recent Posts

  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Preços de frete iniciam tendência de arrefecimento com fim da colheita da soja

A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas persistem em algumas regiões do país

Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…

2 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do algodão: Bolsa de NY sobe, confira!

Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…

2 dias ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: como será o clima no Brasil em maio?

A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Cotações da soja no Brasil recuam

Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…

5 dias ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Alta no preço do bezerro em Mato Grosso, confira!

Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…

5 dias ago