MP divulga lista dos locais investigados pelos “hambúrgueres de cavalo” em Caxias do Sul.
Conforme o promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho (vídeo no final da matéria), também foram identificados estabelecimentos comerciais que realizavam aquisições de carne dos investigados. Apenas em um deles (Bom Gosto) foi constatada a presença de carne de cavalo e problemas microbiológicos.
A lista abaixo, conforme o Ministério Público, refere-se aos estabelecimentos que não possuíam conhecimento de que as carnes vendidas eram de cavalo:
Nota de Esclarecimento
“Queridos clientes
Fomos pegos de surpresa com a notícia veiculada no dia de hoje, em qual consta nosso estabelecimento em uma lista da investigação do Ministério Público – ato esse que sempre respeitamos e defendemos.
Informamos aos nossos clientes, comunidade e todas as autoridades que estamos à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos, e de portas abertas.
Repudiamos toda e qualquer prática que não siga as restritas regras de boa alimentação, higiene, cuidado e o tradicional carinho de nossas pizzas. Somente adquirimos ingredientes de estabelecimentos conhecidos, com comprovação fiscal e seguindo essas regras.
Nossa família come diariamente as pizzas da La Romagna Pizzaria. Alimentação é coisa séria!
Estamos buscando esclarecimentos.
Desde já, nosso fraterno abraço a todos!”
Nota de esclarecimento
“A Pizzaria Mozzarella que teve na data de hoje divulgação de seu nome na lista dos estabelecimentos envolvidos na aquisição de carne de cavalo.
Como exposto na reportagem, gostaríamos de maiores esclarecimentos a cerca da referida divulgação haja vista a mesma não concorda com a referida menção, e gostaria de possui informações concretas quanto ao referido embasamento e resultados demonstrativos de tal afirmação”
No dia 18 de novembro, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, desencadeou em Caxias do Sul a Operação Hipo.
Há cerca de dois meses, as fiscalizações se intensificaram após denúncias de que uma chácara no distrito de Forqueta, era utilizado para abate de cavalos, posteriormente a carne era vendida para hamburguerias, lancherias e mercados do município. Os animais abatidos eram comprados a baixo custo, sendo oriundos de furtos.
Após o abate, as carnes eram levadas para uma hamburgueria clandestina. Neste ponto, as carnes eram processadas e os hambúrgueres produzidos. Seis integrantes da quadrilha foram presos nesta manhã, um deles era responsável para vender os alimentos aos estabelecimentos comerciais.
De acordo com o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, coordenador do Gaeco – Segurança Alimentar, três lancherias foram visitadas. O DNA de cavalo foi identificado na carne de lanches adquiridos de dois dos estabelecimentos: Mírus Hambúrguer Ltda. ME e Natural Burguer.
No celular de um dos envolvidos, cerca de 20 estabelecimentos comerciais estavam fazendo pedidos entre ontem e hoje em Caxias do Sul. Ainda, segundo Alcindo Bastos, há informações preliminares de que em torno de 60% das hamburguerias de Caxias do Sul adquiriam produtos desse grupo.
Na chácara inúmeras carcaças foram encontradas enterradas, ainda foram apreendidos cerca de 200kg de costelas de cavalo. Em outros dois pontos fiscalizados pelo GAECO houve a apreensão de 500kgs de hambúrgueres, 830kgs de carnes de cavalos e 115 kgs de carne de suínos. Não se descarta a possibilidade que o grupo tenha atuação em outros municípios da Serra Gaúcha.
Em torno de 70 agentes do MPRS, Brigada Militar e secretarias de Estado da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural participaram da ação, que prendeu seis pessoas, vistoriou oito pontos e incluiu o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão. Das seis pessoas duas delas eram antigos proprietários de mercados, que tiveram seus estabelecimentos fechados pela Vigilância Sanitária de Caxias do Sul.
Assista a seguir o esclarecimento do promotor Alcindo Bastos.
AGRONEWS®, com informações de Leouve
A incidência do bicho-mineiro é uma ameaça silenciosa que vem aumentando devido as mudanças climáticas…
Estão abertas as vendas do primeiro lote de ingressos para os shows nacionais da 57ª…
Visitamos a fábrica da Case IH para conhecer antecipadamente 16 lançamentos que serão apresentadas na…
Missão empresarial aproxima Mato Grosso da abertura do mercado chinês para pulses e DDG, impulsionando…
Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estão entre as áreas mais afetadas, segundo o…
No mercado do suíno, preço do vivo sobe com demanda em alta e oferta controlada,…
This website uses cookies.