Trabalho teve objetivo de verificar, entre outros quesitos, condições de conservação dos produtos.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou 793 visitas a armazéns públicos e privados em 2016 para vistoriar os estoques governamentais. Ao todo, foram fiscalizadas 5,87 milhões de toneladas de diferentes produtos.
No decorrer do ano, foram realizadas nove etapas regulares de fiscalização dos estoques públicos de arroz, milho, feijão, café, trigo, farinha e fécula de mandioca. Os fiscais da Conab verificaram, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade dos estoques armazenados.
Foram identificadas perdas naturais de 3,9 mil toneladas de produtos, desvios de 65,76 mil t e 1,36 mil t fora do padrão. Também foram desclassificadas, por perda de qualidade, 127,3 toneladas de café, farinha de mandioca e feijão.
Em todos os casos, os armazenadores responsáveis terão que restituir o estoque inicial em produto ou em dinheiro, conforme contrato de perda zero assinado entre as partes. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Conab por dois anos. Os desvios são informados ao Ministério Público e à Polícia Federal.
Vendas em Balcão
Além dos estoques públicos, os fiscais da Conab vistoriaram as operações do Programa de Vendas em Balcão. Foram fiscalizados 549 pequenos criadores de 21 estados brasileiros.
Os 80 fiscais conferiram o plantel dos beneficiários e constataram a utilização correta do milho comprado por meio do programa, que oferece produto dos estoques públicos a preços compatíveis com os mercados atacadistas locais.
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.