Compreender o sistema Judiciário é vital para o produtor rural

Meteorologia, Bolsa de Valores, macroeconomia, meio ambiente, marketing. A lista de assuntos que o produtor rural contemporâneo precisa manejar hoje em dia vai muito além da agronomia, zootecnia e veterinária. Mais recentemente, o sistema judiciário tem recebido destaque também, em função da judicialização de vários aspectos da produção agropecuária no Brasil

 

“A curto prazo, tivemos pelo menos dois grandes momentos em que a atividade rural foi severamente impactada por decisões jurídicas: a aprovação do Código Florestal e a volta do caráter constitucional da cobrança do Funrural. Esses são dois exemplos rápidos que mostram a importância do judiciário para nós”, observa a gestora do Núcleo Jurídico da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Elizete Araújo Ramos.

Levar à sociedade e, principalmente, ao judiciário, o conhecimento de todos os aspectos da produção agropecuária é o principal objetivo do seminário “A Multidisciplinaridade do Agronegócio e os Reflexos no Sistema Judicial”, que ocorre em 24 e 25 de maio, no Cenarium Rural, em Cuiabá. O evento está em sua quarta edição e é realizado pela Famato, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e Multidisciplinares do Agronegócio (IBEJMA), com apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Não é exagero afirmar que, em muitos aspectos, o Judiciário está decidindo os rumos do desenvolvimento agropecuário no país. “Temos várias matérias pendentes de julgamento, que aguardam posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF). O maior complicador é que as decisões demoram em média quatro anos para serem tomadas, gerando passivos aos produtores”, explica a gestora.

Além do trâmite propriamente dito dos processos, outro aspecto que influencia diretamente a atividade rural é a relativa desinformação por parte de advogados e juízes sobre questões técnicas do cotidiano de uma propriedade rural. “De maneira geral, ainda persiste um equívoco sobre nossa atividade. Entendemos que é papel da Famato, como entidade representativa de classe, combater mitos e desinformação, e o seminário é uma excelente iniciativa nesse sentido”, afirma o presidente do Sistema Famato, Normando Corral.

O seminário é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/seminarioagronegocio, até o dia 21. A programação é interdisciplinar e engloba temas muitos úteis para os produtores rurais, como tecnologia, macroeconomia, questão fundiária, segurança jurídica e contratos. “É uma via de mão dupla. O produtor tem o que aprender com o Judiciário, e o Judiciário tem o que aprender com o produtor. Essa é a importância de mantermos esse seminário na agenda institucional da Famato”, endossa Elizete Ramos.

O evento também tem o apoio das demais entidades que compõem o Fórum Agro MT (Aprosoja, Ampa, Acrimat e Aprosmat) e da OAB-MT.

Fonte: Famato

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

11 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

14 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

15 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

15 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

18 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

19 horas ago