Comissão aprova Marco Legal para captura e armazenamento de CO2

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL 1425/22) que estabelece o marco legal das atividades de captura e armazenamento de dióxido de carbono (CCS) em reservatórios geológicos.

O projeto, originário do Senado e já aprovado nessa casa, agora seguirá para análise em outras três comissões: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

O CCS envolve a captura do dióxido de carbono (CO2) para evitar sua emissão na atmosfera, contribuindo para reduzir os impactos do efeito estufa, sendo o CO2 proveniente principalmente da atividade industrial.

Esclarecimentos sobre o CO2

O relator, deputado Rodrigo de Castro (União-MG), apresentou uma emenda para melhorar a clareza do texto, sem alterar seu mérito. Ele enfatizou que o projeto pode posicionar o Brasil na vanguarda da exportação de créditos de carbono e combustíveis limpos, proporcionando benefícios econômicos.

De acordo com Castro, o Brasil possui um potencial significativo para capturar mais de 190 milhões de toneladas de CO2 de diversas fontes industriais e do setor de energia. Ele destacou as formações geológicas estáveis e a extensa área territorial do país como fatores que sugerem uma capacidade imensa para o armazenamento subterrâneo.

Na avaliação de Castro, o PL 1425/22 pode posicionar o Brasil na vanguarda da exportação de créditos de carbono e de combustíveis limpos. Além de trazer benefícios econômicos.

Os dados disponíveis permitem estimar que o Brasil tem o potencial de capturar mais de 190 milhões de toneladas de CO2 de várias fontes industriais e do setor de energia”, disse.

Nossas formações geológicas estáveis e a grande extensão territorial sugerem uma capacidade imensa para o armazenamento subterrâneo”, declarou. Ele lembrou que vários países desenvolvidos já aprovaram legislação nesse sentido.

Os principais pontos do projeto incluem a outorga do Poder Executivo para as atividades de armazenamento, a divulgação dos reservatórios passíveis de outorga, a fiscalização pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e a possibilidade de acesso de terceiros à infraestrutura de transporte do gás.

Quanto aos operadores, eles serão selecionados por meio de um chamamento público, sendo responsáveis por manter o inventário do CO2 injetado, arcar com eventuais danos ambientais e realizar o monitoramento do depósito por até 40 anos após o término da atividade.

O projeto visa a regulamentação efetiva das atividades de CCS no país, promovendo práticas mais sustentáveis no setor energético e industrial.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Share
Published by
Vicente Delgado

Recent Posts

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil
  • Notícias

Líder global em RNA para agricultura, GreenLight Biosciences chega ao Brasil

A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…

5 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: chuvas do verão não foram suficientes para repor o estoque de água no solo

Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…

9 horas ago
  • Curiosidades
  • Notícias

Bacalhau NÃO É um tipo de peixe! O que é então?

Essa revelação vai mudar a sua Páscoa! Se você sempre acreditou que bacalhau é apenas…

10 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do boi interno opera em faixa estreita, enquanto frigoríficos mantêm escalas enxutas

Preço da arroba do boi gordo segue estável em março, com resistência dos pecuaristas e…

10 horas ago
  • Mercado Financeiro
  • Notícias

Mercado do suíno enfrenta queda nos preços pelo 3º mês consecutivos

Preços do suíno seguem em queda, confira a seguir O mercado suinícola segue enfrentando um…

13 horas ago
  • Notícias
  • Previsão do tempo

Previsão do tempo: temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Acumulados de chuva podem chegar a 100 mm até amanhã (28) O estado do Rio…

14 horas ago