O ritmo das vendas aumentou devido aos bons resultados produtivos nas lavouras do estado, o que motivou o produtor a negociar mais. No que tange ao valor da soja negociada no mês, o preço médio fechou em R$ 148,59/sc, recuo de 0,64% no comparativo mensal, pautado pela redução no prêmio do porto e do dólar.
Em relação à safra futura 2023/24, as negociações alcançaram 4,92% da produção até fevereiro, avanço mensal de 2,08 p.p.. O percentual está 11,36 p.p. atrás do observado no mesmo período na safra 2022/23 e 7,57 p.p. ante a média dos últimos cinco anos. O atraso é pautado pela mudança do perfil do produtor, que tem
segurado o grão visando preços maiores.
Em relação ao preço da soja, o valor médio registrado no mês foi de R$ 132,08/sc, recuo de 2,86% ante o mês anterior, devido ao recuo do dólar futuro.
De acordo com análise do mercado da soja, “Mesmo com os preços do grão em queda, as cotações do farelo e do óleo voltaram a subir no mercado doméstico. Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização dos derivados está atrelada à menor oferta na Argentina – principal abastecedora global de derivados de soja – e às expectativas de maior demanda, sobretudo externa, pelos derivados brasileiros”.
Por Daniele Balieiro com informações do Imea
AGRONEWS® é informação para quem produz
A queda é explicada, principalmente, pelo fim da colheita da soja. Porém a proximidade de…
Áreas da Bahia e atingem Sergipe neste fim de semana, na região o Recôncavo Baiano,…
Contratos de julho e dezembro de 2025 registram alta na Bolsa de Nova York, impulsionados…
A previsão do tempo indica chuvas concentradas no Norte do país e áreas do leste…
Em meio a tensões cambiais e expectativas energéticas, farelo e óleo de soja apresentam movimentos…
Após meses de estabilidade, o mercado do bezerro em Mato Grosso surpreendeu com uma valorização…
This website uses cookies.