Em entrevista a Revista Feed&Food, o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, explica como pretende alavancar o setor da piscicultura brasileira.
O consumo médio do brasileiro em relação aos peixes de cultivo é muito baixo, girando em torno de 3,4 kg por habitante ao ano. Nessa categoria se destacam a Tilápia e o Tambaqui. Agora, somando todos os pescados e também os importados, o montante salta para aproximadamente 9 kg/hab/ano.
Mesmo assim, a quantidade ainda é baixa. Basta comparar com as outras proteínas: o consumo de carne de frango supera os 40 kg/hab/ano; enquanto o de bovina é superior a 30 kg/hab/ano e o da pro- teína suína gira em torno de 16 kg/hab/ano. Alguns fatores explicam essa quantia reduzida dos peixes na dieta dos brasileiros, e quem nos ajuda a entender esse cenário e como revertê-lo é o médico veterinário Francisco Medeiros, atualmente o diretor presidente da Peixe BR, a Associação Brasileira da Piscicultura.
“A primeira razão que nos leva a isso é a própria matriz proteica no Brasil. Inicialmente focada em bovinos e suínos, após um tempo surgiu o frango, que acabou ultrapassando as anteriores”, inicia o executivo, e acrescenta: “Ainda não entramos na matriz do peixe”.
E a explicação para isso é simples: “O peixe como negócio é recente. Uma cadeia que passou a se estruturar nos últimos cinco anos”, pontua. Então, o mercado antigamente era reduzido e, de certa forma, amador, sendo composto por pequenos produtores e alguns poucos de porte médio distribuídos pelo País.
O consumidor, geralmente, era aquele indivíduo que tinha o costume de pescar e passou a preferir comprar o peixe. Uma mudança significativa ocorreu há cinco anos, quando empresas passaram a participar deste mercado. “E com isso começou a pressão de vendas, com os peixes ocupando espaço nas gôndolas de supermercados e aí sim o consumidor passou a receber a oferta por esses produtos”, contextualiza.
Este é apenas um trecho da matéria escrita por joão Paulo Monteiro para a Revista Feed&Food. Abaixo você pode baixar a entrevista completa, com o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros.
Abril: como será o clima no Brasil? A previsão do tempo indica chuvas concentradas no…
No mercado do boi, arroba da vaca gorda esboça recuperação em março, mas segue pressionada…
Poder de compra do avicultor bate recorde em relação ao farelo de soja, apesar da…
Salas de banho, conforto térmico e bem-estar animal são alguns dos segredos para produção de…
A GreenLight Biosciences, empresa de biotecnologia pioneira em soluções baseadas em RNA para a agricultura,…
Áreas mais críticas são o Pantanal, o Brasil Central e partes de MG, SP e…
This website uses cookies.