A aceleração dos trabalhos em Mato Grosso e o bom ritmo mantido no Paraná garantiram que o plantio da safra 2018/19 de soja saltasse dez pontos percentuais em uma semana e chegasse na quinta-feira (11) a 20% da área total estimada para o Brasil. Esses 20% superam os 18% semeados até a mesma data de 2016 e fazem da atual safra, pelo menos por ora, a de plantio mais rápido da história do país, de acordo com os registros da AgRural. Há um ano, 12% da área brasileira de soja estava plantada. A média de cinco anos é de 10%
Rapidez em Mato Grosso
Em Mato Grosso, pancadas esparsas de chuva têm garantido umidade adequada e plantio acelerado em boa parte do estado. Na quinta-feira (11), 34% da área estava plantada, contra 14% uma semana antes. O número supera os 31% do recorde feito em 2016 e é mais alto, também, que os 18% do ano passado e os 14% da média de cinco anos.
Chuva no Paraná
No Paraná, o bom avanço do plantio no norte compensou parcialmente a lentidão causada pelas chuvas frequentes no oeste. Até quinta-feira (11), 40% da área de soja do estado estava semeada, ante 30% há um ano e 29% na média de cinco anos.
Mato Grosso do Sul e Goiás
Em Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva que atingiram a região sul do estado impediram um maior avanço do plantio, que chegou a 26%. Mesmo assim, a vantagem sobre os 14% do ano passado e os 15% da média de cinco anos ainda é bastante significativa.
Em Goiás, chuvas bem distribuídas na região sudoeste permitiram que os produtores acelerassem o plantio nesta semana. Até quinta (11), 13% da área goiana estava semeada, contra 1% uma semana antes, 3% no ano passado e 4% na média de cinco anos.
São Paulo e Rio Grande do Sul
Em São Paulo, o ritmo acelerado já garante 30% de área plantada, bem à frente dos 6% da média de cinco anos e dos 8% da safra passada. A semeadura também teve início nesta semana no Rio Grande do Sul, onde 0,8% da área de soja do estado estava plantada até quinta-feira (11).
Resto do Brasil
Nos demais estados do país, o plantio chegou a 6% em Santa Catarina, 2% em Minas Gerais, 0,6% no Pará e 25% em Rondônia.
Área de milho verão está 44% plantada no Centro-Sul do Brasil
O plantio da safra 2018/19 de milho verão chegou na quinta-feira (11) a 44% da área total estimada para o Centro-Sul do Brasil. O número representa avanço de seis pontos percentuais em uma semana e supera os 37% do ano passado e também os 38% da média de cinco anos.
Santa Catarina continua na liderança, com 91% de sua área já plantada. Em seguida vêm Rio Grande do Sul e Paraná, com 84% cada, e São Paulo, com 21%. Em Minas Gerais e Goiás o plantio só começa no fim de outubro ou início de novembro, dependendo da região.
Por Fernando Muraro, Adriano Gomes, Alaíde Ziemmer e Daniele Siqueira/AGRural
De acordo com o IPTL, combustíveis seguiram sendo negociados a R$ 4,51 e R$ 6,49,…
Após meses de valorização intensa, os preços do café registraram um movimento de retração em…
Foram 47 dias de precipitações no período contabilizados na estação do INMET na capital O…
Mercado do milho recua 5,03% na semana e segue pressionado por fatores internos e externos…
A Associação Rede ILPF e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)…
Evento visa o fortalecimento da cadeia produtiva de origem familiar e o reconhecimento do trabalho…
This website uses cookies.